SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Ensino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado

Imagem de Miniatura

Tipo

Data

16-02-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SIQUEIRA, Ivone dos Santos. Ensino das questões socioambientais amazônicas: mediações do agir comunicativo na visibilização de um mundo da vida colonizado. Orientadora: Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas. 2022. 247 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/14891. Acesso em:.

DOI

Nessa investigação, à luz da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas e da Ação Dialógica de Paulo Freire, apresento um entendimento crítico sobre as questões socioambientais, mediado pelo agir comunicativo e dialógico no desenvolvimento de uma pesquisa-formação com os estudantes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. Este estudo tem embasamento na pesquisa qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-formação (JOSSO, 2004). Os áudios, anotações e demais registros gerados durante as aulas compõem as informações coletadas, que foram tratadas à luz da Análise de Conteúdo, nos termos de Bardin (2009). Na tematização didática do desmatamento, da mineração e do agronegócio, utilizo metodologias dialógicas para a leitura e discussões de textos, de modo a apresentar as partes cindidas, na busca de retotalização das partes, para a visualização dos diferentes aspectos relativos à temática. Com essa dinâmica, por meio de interações intersubjetivas entre os participantes, viabilizo a percepção da ação dos imperativos sistêmicos na colonização do mundo da vida amazônico enquanto opositor do equilíbrio ambiental. Na ação pedagógica, as metodologias dialógicas possibilitaram trabalhar a tematização das questões socioambientais em sala de aula de forma interativa, no alcance do entendimento intersubjetivo, na perspectiva da racionalidade comunicativa. A tematização didática mediada pelo agir comunicativo levou os estudantes a um entendimento crítico da realidade amazônica, ao refletirem sobre a relação entre sociedade e natureza. Nesse sentido, a utilização das metodologias dialógicas na tematização didática das questões socioambientais, desencadeou processos de ensino e de aprendizagem na ação pedagógica como agir comunicativo, à medida que possibilitou coordenar as interações intersubjetivas para o entendimento mútuo, na percepção dos agentes sistêmicos que colonizam o mundo da vida amazônico e provocam impactos ambientais, apropriação/violência e desigualdades sociais na sua base material, ocasionando homogeneização dos espaços onde esses agentes se instalam.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI