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Narrativas de Bragança nas vozes do rádio

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05-08-2021

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COSTA, Rafaella Contente Pereira da. Narrativas de Bragança nas vozes do rádio.Orientadora: Maria do Perpétuo Socorro Galvão Simões. 2021. 153 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15091. Acesso em:.

DOI

A tese “Narrativas de Bragança nas Vozes do Rádio” busca compreender como as narrativas orais foram utilizadas e apropriadas pela Rádio Educadora na década de sua implantação, 1960, na cidade de Bragança-PA, mostrando a atuação da emissora no processo de repasse de saberes tradicionais locais durante as aulas radiofônicas e, como não poderia deixar de ser, na programação da Educadora. Diante dos conceitos de memória e narrativas orais, perpassados pelas teorias decoloniais, procuro mostrar a ideia de que essa rádio está inserida na memória do bragantino como elemento de representação da cultura oral da região. Neste sentido, escolher as narrativas orais como fonte principal de estudo tem o objetivo de atribuir centralidade aos sujeitos. As memórias individuais e coletivas são recursos centrais na manutenção da tradição dos povos marcando, com as narrativas orais, a presença de saberes repassados por gerações, logo, na perpetuação dos seus saberes ancestrais. O rádio, como dispositivo de comunicação, atuou nos processos de visibilidade para a cultura e identidade bragantina, neste sentido, a visão decolonial contribuiu para que a Rádio Educadora fizesse parte do cotidiano dos moradores de Bragança, não como apenas uma emissora, mas como uma instituição que faz parte do conjunto de elementos que caracterizam a identidade do lugar, observada nas narrativas que circulam na cidade e nas vilas e comunidades do município. Para esta tese foram considerados os conceitos de Simões, Halbwachs, Castells, Bosi, Bakhtin, Vygotsky, Walsh, Mignolo e Quijano.

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Área de concentração

ESTUDOS LITERÁRIOS

Linha de pesquisa

LITERATURA, INTERPRETAÇÃO, CIRCULAÇÃO E RECEPÇÃO

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Letras e Comunicação

Programa

Programa de Pós-Graduação em Letras

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Fonte

1 CD-ROM

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