Ensino de ciências e glossário de frutas do Pará em libras: instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de educandos surdos e ouvintes

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2021-01-21

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Universidade Federal do Pará

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Acesso Aberto
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SILVA, Tamyres Gyslane Ferreira. Ensino de ciências e glossário de frutas do Pará em libras: instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de educandos surdos e ouvintes. Orientadora: Profa. Dra. Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15109. Acesso em:.

DOI

Este estudo corresponde a uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, atrelada ao universo da educação especial, na perspectiva da inclusão. Objetivou-se criar sinais em Libras, voltados ao ensino de Ciências Naturais, para o 3º ano do Ensino Fundamental, abordando o conteúdo da unidade temática frutas, especificamente, frutas do Pará, visando contribuir com o processo pedagógico e consequentemente com a aprendizagem de educandos surdos e com a prática dos educadores. Estabeleceu-se enquanto objetivos específicos resgatar e criar sinais em Libras destinados ao ensino de Ciências Naturais e, assim, construir um glossário com ênfase no conteúdo temático frutas. Nesta perspectiva, a fim de subsidiar nossas ações, foram realizadas as seguintes etapas: reunião com pessoas, representantes da comunidade surda, do município de Castanhal – Pá. Levantamento bibliográfico, baseando-se nos seguintes referenciais: Machado e Victor (2015); BRASIL (2001; 2004; 2018); Brito (1995); Lacerda (2006, 2007); Quadros (1997; 2003; 2004; 2006); Strobel (2006; 2007; 2009), Skliar (2019), entre outros. No decorrer do processo investigativo optou-se, ainda, pelo uso de entrevistas semiestruturadas e gravações de vídeo, enquanto instrumento de coleta de dados. Estas foram conduzidas por meio do aplicativo Google Meet, sob o intuito de compreender o nível de conhecimento da língua de sinais dos sujeitos envolvidos na pesquisa, em relação ao objeto de estudo investigado. Adotou-se como método interpretativo dos dados, a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010), a fim de subsidiar a devida interpretação das percepções e demais dados fornecidos pelos participantes. Após a realização da leitura e organização dos recursos materiais reunidos, delimitou-se as categorias de análise elencadas, a partir das respostas e dos resultados obtidos nos encontros que foram realizados com os participantes da pesquisa. Nesse sentido, concluiu-se ao término da investigação o quanto é relevante a criação de um glossário de sinais em Libras, contendo informações sobre as frutas regionais estudadas, bem como o acesso a essa informação por meio de um glossário que pode ser impresso, assim como disponibilizou-se um site, contendo os mesmos sinais de frutas do Pará, com um formato digital que possibilita a visualização dos movimentos e a expressões de cada fruta. Desta forma espera-se que esta pesquisa contribua de forma significativa para o ensino e aprendizagem daqueles que simpatizam e necessitam da Língua Brasileira de Sinais para se comunicar e assim possa auxiliar os docentes e educandos surdos e ouvintes nas aulas de ciências naturais.

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1 CD-ROM

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SILVA, Tamyres Gyslane Ferreira. Ensino de ciências e glossário de frutas do Pará em libras: instrumento pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de educandos surdos e ouvintes. Orientadora: Profa. Dra. Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão. 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15109. Acesso em:.