SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

GUIA ORIENTADOR SOMIA21: proposta didática para atividade curricular Educação Especial/Inclusiva, de criação de app inclusivo e potencializador da Tríade Funcional da Aprendizagem ao público Síndrome de Down

Imagem de Miniatura

Data

28-07-2022

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

ANDRADE, Thálita Montenegro de. GUIA ORIENTADOR SOMIA21: proposta didática para atividade curricular Educação Especial/Inclusiva, de criação de app inclusivo e potencializador da Tríade Funcional da Aprendizagem ao público Síndrome de Down. Orientadora: Arlete Marinho Gonçalves. 2022. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino) - Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15194. Acesso em:.

DOI

A educação sistemática é uma troca e, portanto, necessita tanto do professor quanto do aluno. Investir no preparo da formação docente, e deve ser, portanto, voltada a atender uma sala heterogênea, principalmente o Pedagogo que atuará com a modalidade Educação Especial. Dentre os tipos de alunos com deficiência, público-alvo da Educação Especial, a Síndrome de Down, que faz parte do grupo da Deficiência Intelectual, nos chamou mais a atenção por ser pouco discutida, e que requer habilidades específicas do docente para ações com vistas à inclusão escolar desse público, para isso ações didáticas efetivadas por docentes de cursos de formação inicial podem ser importantes para se ter futuros professores diferenciados. O estudo/produto tem como objetivo produzir um guia digital como proposta didática para atividade curricular Educação Especial/Inclusiva, de criação de app inclusivo e potencializador da Tríade Funcional da Aprendizagem ao público Síndrome de Down. O produto é um guia digital denominado de Guia orientador Somia21: O que você precisa saber para desenvolver aplicativo que potencialize a Tríade Funcional da Aprendizagem de alunos com Síndrome de Down?. O produto traz conceitos sobre a Síndrome de Down, barreiras enfrentadas por este público, conceitos sobre a Tríade Funcional da Aprendizagem, dicas para o desenvolvimento de aplicativos inclusivos e de avatares, além de apresentar exemplo de um aplicativo (subproduto) e de uma ficha de identificação da Tríade Funcional da Aprendizagem que poderá ser utilizada em situações de uso de um jogo educativo temático com utilização de um app com alunos com Síndrome de Down. A teoria foi embasada no debate da Tríade Funcional da Aprendizagem (FONSECA, 2014; MAIA, 2011) e do uso de tecnologias digitais inclusivas (SALTON; AGNOL; TURCATTI, 2017; CNE/CEB, 2009) para o público Síndrome de Down (DSM-5, 2014). Como forma de alcançar os objetivos, a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa e aplicada. Foi usado como técnica o questionário semiestruturado e observação sistemática e assistemática e como instrumentos foi utilizada o formulário no Google Forms, a ficha de registro e anotações de aplicação, avaliação e validação do Guia. Foram sujeitos da pesquisa alunos com Síndrome de Down do 6º ano do Ensino Fundamental e professores da atividade curricular Educação Especial/Inclusiva do Ensino superior. Os resultados apontam que os participantes com Síndrome de Down conseguiram potencializar a Tríade Funcional da Aprendizagem a partir do jogo educativo em formato de app e os professores da atividade curricular Educação Especial/Inclusiva consideraram o Guia uma ótima ferramenta que atende os professores e futuros professores a aprenderem a desenvolver app inclusivo e com potencialidade para a Tríade Funcional da Aprendizagem para o público Síndrome de Down. Conclui-se que o Guia digital se mostrou relevante para uso dos professores em sala de aula, potencializando assim, a formação inicial dos alunos da graduação, em especial, da Pedagogia na prática inclusiva.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Linha de pesquisa

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM PROCESSOS E PRODUTOS EDUCACIONAIS (CIPPE)

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL, CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão

Programa

Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country