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Educação ambiental por meio do teatro de floresta: uma reflexão em torno das ações do instituto Amigos da Floresta Amazônica no município de Benevides no estado do Pará

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Data

01-12-2020

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Tipo de acesso

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Agência de fomento

Contido em

Desarrollo Local Sostenible

Citar como

MATTOS, Josiane da Silva Sousa; SILVA JÚNIOR, Antônio Rodrigues da; CARVALHO, André Cutrim. Educação ambiental por meio do teatro de floresta: uma reflexão em torno das ações do instituto Amigos da Floresta Amazônica no município de Benevides no estado do Pará. Desarrollo Local Sostenible, online, v. 13, n. 17, p. 109-125, dez. 2020. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15231. Acesso em:.

DOI

No Brasil, a Educação Ambiental deve ser vista como um instrumento de (trans)formação social, que possibilita compreender as múltiplas complexidades contemporâneas da relação sociedade-natureza e de (re)construção de novos valores sociais, culturais, conhecimentos e atitudes voltadas para uma simetria com o meio ambiente. No Estado do Pará, há cerca de 18 anos, o Instituto Amigos da Floresta Amazônica (ASFLORA) desenvolve ações práticas em torno da Educação Ambiental em escolas do ensino infantil e fundamental no município de Benevides, por meio de um conjunto de atividades integradoras, com destaque para o teatro de floresta. Isso posto, o objetivo geral do presente artigo é analisar as ações no campo da educação ambiental realizadas pelo Instituto ASFLORA; além disso, a pesquisa pretende demonstrar como configuram-se as abordagens teóricas e, é claro, os métodos de avaliação dessas ações com o propósito de contribuir para a sua otimização. Do ponto de vista metodológico, o artigo assume um caráter misto de investigação, uma vez que envolve aspectos quantitativos ao destacar dados estatísticos das atividades realizadas e de alunos participantes do projeto; e qualitativo, dadas as indagações aos coordenadores pedagógicos e professores em relação às atividades do Instituto ASFLORA. A principal conclusão indica que através de uma Educação Ambiental mais crítica, torna-se possível superar as “armadilhas” paradigmáticas nos mais variados ambientes educativos, cujo processo de intervenção sobre a realidade e seus problemas socioambientais acabam por contribuir para uma cidadania ativa, tendo como principal finalidade a tentativa de reversão da grave crise socioambiental que está em curso.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

País

Espanha

Instituição

Servicios Académicos Intercontinentales S.L.

Sigla da Instituição

SAI

Instituto

Programa

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Fonte

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