Dinâmicas socioterritoriais da atividade mineradora na comunidade da Ressaca no município de Senador José Porfírio no Estado do Pará (2016 a 2020)

Imagem de Miniatura

Data

30-07-2021

Afiliação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

PINHEIRO, Gustavo Gazola. Dinâmicas socioterritoriais da atividade mineradora na comunidade da Ressaca no município de Senador José Porfírio no Estado do Pará (2016 a 2020). Orientador: João Márcio Palheta da Silva. 2021. 59 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/15368. Acesso em:.

DOI

A mineração e suas dinâmicas territoriais na Amazônia, historicamente, são objetos de análise da geografia, bem como suas transformações espaciais. A expansão do capital global sobre os recursos minerários vem transformando as relações sociais e ambientais das comunidades, subordinadas em comodities, apropriando-se da natureza para a ampliação da logica capitalista, a natureza sendo considerada uma mercadoria, acarretando em diferentes problemas sociais, econômicos e ambientais. Nesse contexto, esta pesquisa destina-se a analisar como ocorre a apropriação do território através das grandes mineradoras na Comunidade da Ressaca no município de Senador José Porfírio no estado do Pará, com a implantação do Projeto Volta Grande, pela empresa canadense Belo Sun Mining Corporation. Afim de alcançar o objetivo da dissertação, como metodologia foram realizados: pesquisa bibliográfica; trabalhos de campo; entrevistas e a tabulação dos dados, com elaboração de mapas e quadros sínteses. A referida comunidade foi escolhida pelas mudanças socioterritoriais significativas que aconteceram com a construção de Usina Hidrelétrica de Belo Monte e atualmente com a possível implantação do Projeto Volta Grande nesta área, justificando a necessidade de pesquisas, justamente em uma área já impactada por um grande projeto. Em contra partida, ao modelo de desenvolvimento, a comunidade da Ressaca reivindica, ser ouvida e reparada, quanto aos danos que vem sofrendo, como no território e no modo de vida.

browse.metadata.ispartofseries

País

Brasil

Instituição(ões)

Universidade Federal do Pará

Sigla(s) da(s) Instituição(ões)

UFPA

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Fonte URI

Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br