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Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Fev-2023
Autor(es): ROSÁRIO, Vitor Lean do
Primeiro(a) Orientador(a): GONÇALVES, Telma Amaral
Título: “Nesse terreiro tem axé e tem viado”: Experiências homoafetivas e sexualidade em um terreiro de umbanda no nordeste paraense.
Citar como: ROSÁRIO, Victor Lean do. “Nesse terreiro tem axé e tem viado”: Experiências homoafetivas e sexualidade em um terreiro de umbanda no nordeste paraense. Orientadora: Telma Amaral Gonçalves. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15529. Acesso em:.
Resumo: O terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, localizado na cidade de Igarapé-Açu, é um dos principais centros afro-religiosos do município, pois comporta diversos corpos, sexualidades e expressões de gênero que fogem à heteronormatividade, especialmente os homens gays, que habitam o espaço e potencializam a dinamicidade ritualística. Deste modo, esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá o lugar das homossexualidades masculinas que se encontram no Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana e Tapinaré das Matas, seja como rodante, seja como simpatizante da religião, cujas experiências são tecidas com os diversos sagrados presentes no espaço. As vivências, memórias e relações construídas entre os homens gays e as entidades foram analisadas a partir da etnografia, que tem como base demonstrar a instabilidade dos vínculos formados durante os rituais, giras, conversas e conflitos. Além disso, as entrevistas abertas com interlocutores gays e entidades auxiliaram na compreensão das suas subjetividades, concepções e sentidos. Por isso, tais dinâmicas (re)produzidas no terreiro servem como instrumentos de potencialização dos contatos entre homens gays, caboclos, exus, pombagiras, erês, preto-velhos, dentre outras entidades que povoam o visível e o invisível do terreiro. Desta forma, analiso como estes corpos dissidentes também fazem parte da constituição do sagrado na casa de umbanda.
Abstract: The terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana and Tapinaré das Matas, located in Igarapé-Açu, is one of the main Afro-religious centers in the municipality, as it has diferente bodies, sexualited and genders expressions that escape heteronormativity, especially gay men, who inhabt space and enhance the ritualistic dynamics. In this way, the research aims to undertand how the place of male homossexuality is given in Terreiro Mina Nagô Cabocla Mariana and Tapinaré das Matas, either as a wheel or as sympathizer of religion, whose experience are woven with the various sacred gifts presente in space. The experiences, memories and relationships built between gay men and entities were analyzed based on ethnography, which is based on demonstrating the instabilty of the bonds formed during rituals, tours conversations and conflicts. In addition, open interviews with gay interlocutors and entities helped to understand their subjetivities, conceptions and meanings. Therefore, such dynamics (re)produced in the terreiro serve as instruments to enhance contacts between gay men, caboclos, exus, erês, pretovelhos, among other entities that populate the visible and invisible of the terreiro. In this way, I analyze how these dissidente bodies are also parto f the constitution of the sacred in the umbanda house.
Palavras-chave: Homens gays
Experiência
Umbanda
Ritual
Gay men
Experience
Umbanda
Área de Concentração: SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Linha de Pesquisa: RELIGIÃO, CULTURA, SIMBOLISMO E PODER
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Sociologia e Antropologia (Mestrado) - PPGSA/IFCH

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