Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612
Tipo: Tese
Fecha de publicación : 5-nov-2021
Autor(es): BEZERRA, José Maria Carvalho
Primer Orientador: COHEN, Líliam Cristina Barros
Título : Diálogo e tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : BEZERRA, José Maria Carvalho. Diálogo e Tradução na obra de Sebastião Tapajós: traços de um percurso e encontro criativo. Orientadora: Líliam Barros Cohen. 2021. 136 f. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Arte, Belém, 2021. Disponível em:https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15612. Acesso em:.
Resumen: A presente pesquisa de doutorado visa compreender como é realizada a tradução para o violão, de padrões rítmicos da cultura musical paraense, na obra do compositor e violonista Sebastião Tapajós, através do estudo de sua obra autoral registrada em fonogramas a partir de 1962 e como essa compreensão e estudo diário foram traduzidos, resultando na criação de uma nova obra, a “Rio Surubiú Suíte”, composta por mim, com base no estudo e entendimento de características musicais encontradas na obra pesquisada. Mostra o quanto a pesquisa contribui para a inserção do nome e obra do artista para a academia. Nesse universo musical, procuro mostrar as facetas composicionais de Sebastião Tapajós, que nomeio como: O Concertista Intérprete, o Compositor Brasileiro e o Amazônida, sendo essa última o lugar de busca em que procuro evidenciar aspectos da criação musical, performance, uso de técnicas violonísticas e estilo na obra do artista. Os autores que me ajudaram no entendimento e escrita são: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani e Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva e Rolkouski e Thompson (2004). A metodologia usada na pesquisa foi a de campo, com encontros e entrevistas com o artista, com músicos, amigos e produtores que, de alguma forma, estão ligados a Sebastião Tapajós e sua obra; audição da obra e leitura de partituras de parte dessa obra. Junto à tese, foi lançado um canal no YouTube com entrevistas, performances, ensaios, que aconteceram durante a pesquisa de campo, com o próprio compositor e outros artistas.
Resumen : This doctorate research aims to understand how the translation of rhythmic patterns of the musical culture of Pará into the guitar is carried out in the work of composer and guitarist Sebastião Tapajós, through the study of his authorial work registered in phonograms from 1962 and how this understanding and daily study were translated, resulting in the creation of a new work, the “Rio Surubiú Suite”, composed by me, based on the study and understanding of musical characteristics found in the researched work. It shows how much research contributes to the insertion of the artist's name and work to the academy. In this musical universe, I try to show the compositional facets of Sebastião Tapajós, which I name as: The Concertist Performer, the Brazilian Composer and the Amazônida. The Amazônida is the place where I seek to highlight aspects of musical creation, performance, use of techniques guitar and style in the artist's work. The authors who helped me in understanding and writing are: Castro (2011), Copland (2011), Ferraz (2007), Ferreira (2016), Freitas, Garcia (2007), Loureiro (2000), Padovani and Ferraz (2011), Ribeiro (2006), Nascimento (2013), Oliveira (2000), Rezende (2007), Salles (2005), Saraiva (2018), Sena (2014), Sebastião Tapajós (2019), Silva and Rolkouski and Thompson (2004). The methodology used in the research was the fieldwork, with meetings and interviews with the artist, musicians, friends, and producers who are, somehow, connected to Sebastião Tapajós and his work; listening to the work, and reading scores of part of this work. Along with the thesis, a YouTube channel was launched with interviews, performances, rehearsals, which took place during the field research, with the composer himself and other artists.
Palabras clave : Música - Pará
Sebastião Tapajós
Criação musical
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ARTES
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS E INTERFACES EPISTÊMICAS EM ARTES
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Artes (Doutorado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_DialogoSebartiaoTapajos.pdf6,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons