Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15973
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 14-Jun-2023
metadata.dc.creator: FERNANDES, Juliana Teixeira
metadata.dc.description.affiliation: UFPA - Universidade Federal do Pará
metadata.dc.contributor.advisor1: MATTOS, Carlos André Corrêa de
Title: Engajamento e autoeficácia entre estudantes de administração: um estudo com equações estruturais
Citation: FERNANDES, Juliana Teixeira. Engajamento e autoeficácia entre estudantes de administração: um estudo com equações estruturais. Orientador: Carlos André Corrêa de Mattos. 2023. 35 f. Dissertação ( Mestrado em Administração) - Programa de Pós-Graduação em Administração, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15973 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O desempenho acadêmico dos estudantes desperta forte interesse das instituições de ensino, profissionais da área e governos, condição que põe em evidência estudos sobre autoeficácia e engajamento acadêmico. A autoeficácia se refere à autoavaliação no que concerne às próprias capacidades para alcançar objetivos, enquanto o engajamento acadêmico expressa um comportamento positivo de satisfação relacionado à aprendizagem, caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia em estudantes de Administração, vinculados a Instituições Federais de Ensino do Estado no estado do Pará. Para tanto, foi feita uma survey exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade com 417 respondentes. A coleta de dados foi on-line e o tratamento de dados utilizou modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram relações positivas e significativas entre engajamento e autoeficácia, e as conclusões recomendam estratégias para aumentar a autoeficácia e o engajamento dos estudantes pela capacitação docente e pelo estímulo ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Pesquisas futuras podem ampliar a investigação para outros cursos e instituições e empregar técnicas qualitativas de tratamento de dados.
Abstract: The academic performance of students arouses strong interest from educational institutions, professionals in the field and governments, a condition that highlights studies on self-efficacy and academic engagement. Self-efficacy refers to self-assessment regarding one's own abilities to achieve goals, while academic engagement expresses a positive behavior of satisfaction related to learning characterized by vigour, dedication and absorption. Considering these aspects, the objective of this research is to analyze the relationship between engagement in studies and self-efficacy in Business Administration students linked to Federal State Education Institutions in the state of Pará. For that, an exploratory and descriptive survey was carried out with non-probabilistic sampling for accessibility with 417 respondents. Data collection was online and data processing used structural equation modeling (PLSSEM). The results confirmed the positive and significant relationships between engagement and self-efficacy and the conclusions recommend strategies to increase students' self-efficacy and engagement through teacher training and encouragement to the development of new teaching-learning methodologies. Future research can expand the investigation to other courses and institutions and employ qualitative data processing techniques.
Keywords: Universidade
Engajamento acadêmico
Autoeficácia
Administração
PLSSEM.
University
Academic engagement
Self-efficacy
Administration
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: GESTÃO ORGANIZACIONAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS, NÃO GOVERNAMENTAIS E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO:
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: biblio-icsa@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Administração (Mestrado) - PPGAD/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ EngajamentoAutoeficaciaEstudantes.pdf1,77 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons