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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15977
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 24-Abr-2020 |
Autor(es): | PEIXOTO, Lanna Beatriz Lima |
Afiliação do(s) Autor(es): | IEB - Instituto Internacional de Educação do Brasil |
Primeiro(a) Orientador(a): | SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da |
Título: | “Toda planta tem Alguém com ela” – sobre mulheres, plantas e imagens nos quintais de mangueiras |
Agência de fomento: | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
Citar como: | PEIXOTO, Lanna Betriz Lima. “Toda planta tem Alguém com ela” – sobre mulheres, plantas e imagens nos quintais de mangueiras. Orientador: Flavio Leonel Abreu da Silveira. 2020. 315 f. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia) - Instituto de Filosofia de Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15977. Acesso em:. |
Resumo: | Neste trabalho apresento um estudo sobre a relação de mulheres e quintais, com ênfase no cultivo de plantas. A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola de Mangueiras, município de Salvaterra, Arquipélago do Marajó, região Norte do Brasil. A partir da vivência junto a quatro mulheres e suas narrativas, objetivo compreender como se dá a habitação do espaço, como constroem suas paisagens. Entendo os quintais como um microcosmos, estudar as relações nele/com ele estabelecidas envolve questões relacionadas a vários aspectos da vida social como família, política, cura e xamanismo, e deixa transparecer formas e perspectivas de ver e viver o mundo marajoara. Em Mangueiras, como na maioria das comunidades quilombolas de Salvaterra que lutam até hoje pelo reconhecimento de suas terras, as mulheres tiveram papel decisivo no processo político e identitário. Papel de protagonistas elas também têm em outros âmbitos, entre eles está o cuidado com quintais e hortas domésticas, implicando a esfera de interações entre não-humanos e humanos; às preocupações com seus filhos, às sutis relações com o sagrado e o si-mesmo. São conhecimentos repassados através de uma trama de transmissão e troca, muitas vezes herdadas das relações de mães, filhas e avós. Neste caso também estão em jogo segredos, táticas de resistência de uma cultura, das mulheres de um povo. São conhecimentos e práticas que resistem e se reinventam frente os processos de dominação desde o período colonial aos mais recentes processos de colonialismo interno e externo. Quintais e mulheres cultivam-se mutuamente ao longo do tempo em direção ao cuidar de si e dos seus, reflexo do modelo patriarcal dominante. Mas que apresenta uma faceta política fundamental, que mantêm até hoje vivas, pulsantes, essas culturas. |
Abstract: | This work is a study about the relationship of women and backyards, with an emphasis on plant cultivation. The research took place in the Quilombola Community of Mangueiras, in Salvaterra, Archipelago of Marajó, Northern Brazil. From the experience with four women and their narratives, I aim to understand how the space is inhabited, how they build their landscapes. I understand backyards as a microcosm, studying the relationships established in/with it involves issues related to a several aspects of social life such as family, politics, cure and shamanism, and reveals ways and perspectives of seeing and living the Marajoara world. In Mangueiras, as in most of the quilombola communities in Salvaterra who are still fighting for the recognition of their lands, women played a decisive role in the political and identity process. They also have a leading role in other areas, including care for backyards and home gardens, implying the sphere of interactions between non-humans and humans; the concerns about their children, the subtle relationships with the sacred and the themselves. This knowledge is passed on through a network of transmission and exchange, often inherited from the relationships of mothers, daughters and grandparents. In this case, secrets, tactics of resistance of a culture, of the women of a people are also at stake. They are knowledge and practices that resist and reinvent themselves in the face of domination processes from the colonial period to the most recent processes of internal and external colonialism. Backyards and women cultivate each other over time towards take care of themselves and their people, reflecting the dominant patriarchal model. But it has a fundamental political facet, which keep these cultures alive, pulsating today. |
Palavras-chave: | Mulheres Quintais Quilombola Paisagem Women Backyards Landscape |
Área de Concentração: | ANTROPOLOGIA |
Linha de Pesquisa: | AS AÇÕES PÚBLICAS E COLETIVAS, TERRITÓRIO E AMBIENTE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM Flávio Leonel Abreu da Silveira |
Aparece nas coleções: | Teses em Sociologia e Antropologia (Doutorado) - PPGSA/IFCH |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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