O uso consciente da água para a sustentabilidade: uma abordagem de aprendizagem interdisciplinar no ambiente escolar.

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2023-06-29

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Editora(s)

Universidade Federal do Pará

Tipo de acesso

Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilaccess-logo

Contido em

Citação

SANTANA, Diego Rodrigues. O uso consciente da água para a sustentabilidade: uma abordagem de aprendizagem interdisciplinar no ambiente escolar. Orientadora: Cristiane de Paula Ferreira. 2023. xiii, 129 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16518. Acesso em:.

DOI

As questões ambientais têm ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a importância da água, o consumo consciente e o desperdício na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, do 6º ao 9º ano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à aprendizagem baseada na metodologia da problematização de Charles de Maguerez, com os aportes da pesquisa-ação-participante e metodologia de aprendizagem por projetos. Foi desenvolvido em três etapas: inicialmente discutir a importância da água como elemento essencial para a qualidade de vida, por meio do projeto na escola “Precisamos falar sobre água”, com palestras e aulas expositivas, interdisciplinarmente. Em seguida, foram realizadas aulas de campo para relacionar a parte teórica à parte prática. Como etapa seguinte, foram aplicados questionários com perguntas de múltipla escolha para avaliar a opinião dos estudantes e professores referentes às questões relacionadas ao uso consciente da água. Os resultados foram sistematizados os quais apontaram uma insuficiência nos conhecimentos relacionados à temática água. O presente estudo culminou em um produto educacional, um Jogo de Tabuleiro, como instrumento lúdico e pedagógico com objetivo de auxiliar a prática docente em relação aos conteúdos dos componentes curriculares que envolvem a temática “água” de acordo com a BNCC. Os resultados deste produto educacional obtida pela avaliação feita pelos estudantes e pelos professores foram positivos e com benefícios que favorecem a prática pedagógica podendo ser consultados no final deste trabalho.

Agência de Fomento

browse.metadata.ispartofseries

item.page.isbn

Fonte

item.page.dc.location.country

Citação

SANTANA, Diego Rodrigues. O uso consciente da água para a sustentabilidade: uma abordagem de aprendizagem interdisciplinar no ambiente escolar. Orientadora: Cristiane de Paula Ferreira. 2023. xiii, 129 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Pós-graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Belém, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16518. Acesso em:.