Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16688
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 28-Aug-2024
metadata.dc.creator: FERREIRA, Vinicius Machado
metadata.dc.description.affiliation: SEU - Sistema de Ensino Universo
metadata.dc.contributor.advisor1: BASTOS, Carlos Augusto de Castro
Title: Cartografia social como ferramenta para o ensino: a História do Povo Indígena Mortigura por meio de um mapa digital em Barcarena-PA
Citation: FERREIRA, Vinicius Machado. Cartografia social como ferramenta para o ensino: a História do Povo Indígena Mortigura por meio de um mapa digital em Barcarena-PA. Orientador: Carlos Augusto de Castro Bastos. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16688. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História parte da análise de mapas do livro didático “Conquista Solução Educacional” como objeto de estudo, destacando sua importância no Instituto Cristo Rei, onde é obrigatório e vinculado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A utilização deste livro enfrenta desafios devido à extensão dos conteúdos e a carga horária limitada. Os mapas presentes no livro são vistos como recursos para tornar as aulas mais reflexivas e dinâmicas. Autores como Kazumi Munakata (2016) e Alain Choppin (2004) oferecem perspectivas sobre o papel do livro didático na cultura escolar, enquanto outros como Harley (2005) e Carlos Tiné da Silva Pereira (2020) enfatizam o poder e a construção da cartografia, respectivamente. A imersão dos alunos nos mapas sociais, em especial o que foi produzido pelos indígenas Mortigura, amplia sua compreensão histórica e espacial, desafiando visões eurocêntricas. A necessidade de ampliar a percepção dos alunos sobre a colonização portuguesa e as experiências dos Mortigura demandou a construção de um mapa digital. Autores como Souto (2017) e Danilo Alves da Silva (2018) discutem a importância do uso de recursos digitais, além da minha mediação como professor pesquisador no processo de ensino e aprendizagem. A cartografia social, feita pelos indígenas Mortigura, foi utilizada como principal material de ensino, buscando valorizar seus conhecimentos e resistência na história do passado e tempo presente. Assim, a abordagem metodológica ativa e interativa, aliada às oficinas de cartografia, permitiu aos alunos uma compreensão mais profunda do território e da história dos Mortigura, assim como sobre o município de Barcarena, contribuindo para um ensino decolonial da história.
Abstract: This professional master's dissertation in history teaching starts from the use of the textbook "Conquista Solução Educacional" as the object of study for the analysis of maps, highlighting its importance at Instituto Cristo Rei, where it is mandatory and linked to the National Common Curricular Base (BNCC). The use of this book faces challenges due to the extent of the content and the limited class hours. The maps, present in the book, are seen as resources to make classes more reflective and dynamic. Authors such as Kazumi Munakata (2016) and Alain Choppin (2004) offer perspectives on the role of the textbook in school culture, while others like Harley (2005) and Carlos Tiné da Silva Pereira (2020) emphasize the power and construction of cartography, respectively. The immersion of students in social maps, especially those produced by the Mortigura indigenous people, expands their historical and spatial understanding, challenging Eurocentric views. The need to broaden students' perception of Portuguese colonization and the experiences of the Mortigura required the construction of a digital map. Authors such as Souto (2017) and Danilo Alves da Silva (2018) discuss the importance of using digital resources, in addition to my mediation as a teacher-researcher in the teaching and learning process. Social cartography, made by the Mortigura indigenous people, was used as the main teaching material, seeking to value their knowledge and resistance in the history of the past and present time. Thus, the active and interactive methodological approach, combined with workshops, allowed students a deeper understanding of the territory and history of the Mortigura, as well as of the municipality of Barcarena, contributing to a decolonial teaching of history.
Keywords: Ensino de História
Livro didático
Mapas
Cartografia social
History teaching
Maps
Social cartography
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: ENSINO DE HISTÓRIA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DA MEMÓRIA
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Universitário de Ananindeua
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Appears in Collections:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_CartografiaSocialComo.pdf6,28 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons