Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16779
Tipo: Dissertação
Data do documento: 28-Jun-2024
Autor(es): CASTELO BRANCO, Juliene Dias
Primeiro(a) Orientador(a): SILVA, Wesley Garcia Ribeiro
Primeiro(a) coorientador(a): CHARLET, Eliane Cristina Soares
Título: Fora dos padrões: estética negra e identidade como proposta decolonial no ensino de História
Citar como: CASTELO BRANCO, Juliene Dias. Fora dos padrões: estética negra e identidade como proposta decolonial no ensino de História.Orientador: Wesley Garcia Ribeiro Silva. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16779. Acesso em:.
Resumo: A proposta deste trabalho é oferecer novas possibilidades referentes ao ensino de história africana e afro-brasileira, por meio de projeto educacional, apresentando as formas de resistência africana a dominação europeia e ao racismo estrutural existente em nossa sociedade, propondo assim, uma educação decolonial. Tendo como foco, o processo de formação e aceitação de uma estética negra. Considerando e destacando a relevância de se trabalhar as questões étnico-raciais em sala de aula para uma maior aceitação, da mesma maneira que promover uma identificação racial e desenvolvimento escolar dos discentes, sobretudo, daqueles que reconhecem ou passam a reconhecer sua negritude. Como resultado do projeto educacional proposto, assim como, da dissertação, pretende-se desenvolver um vídeo documentário voltada para a estética negra, formulado e desenvolvido pelos próprios discentes que terá como pretensão enriquecer os debates sobre a resistência negra estampada em sua estética. Assim como, apresentar discursos objetivando contribuir com uma educação antirracista, exibindo possibilidades e elos para com o processo do ensino de história e as relações étnico raciais, da mesma maneira que, oferecer possibilidades de uma educação decolonial, segundo as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tal qual, as Leis de Diretrizes e Base da Educação (LDB), mais especificamente a lei 10.639/03, dinamizando e contribuindo para um ensino de história africano e afro-brasileiro.
Abstract: The purpose of this work is to offer new possibilities regarding the teaching of African and Afro-Brazilian history, through an educational project, presenting the forms of African resistance to European domination and the structural racism existing in our society, thus proposing a decolonial education . Focusing on the process of formation and acceptance of a black aesthetic. Considering and highlighting the relevance of working on ethnic-racial issues in the classroom for greater acceptance, as well as racial identification and academic development of students, especially those who recognize or begin to recognize their blackness. As a result of the proposed educational project, as well as the dissertation, it is intended to develop a documentary video focused on black aesthetics, formulated and developed by the students themselves, which will aim to enrich debates about black resistance stamped in their aesthetics. As well as, presenting speeches aiming to contribute to an anti-racist education, showing possibilities and links to the process of teaching history and ethnic-racial relations, in the same way as offering possibilities for a decolonial education, according to the propositions of the Common National Curricular Base (BNCC), as well as the Education Guidelines and Base Laws (LDB), more specifically law 10.639/03, boosting and contributing to the teaching of African and Afro-Brazilian history.
Palavras-chave: Ensino de História
Estética negra
Decolonialidade
Educação Antirracista
History teaching
Black aesthetics
Decoloniality
Anti-racist Education
Área de Concentração: ENSINO DE HISTÓRIA
Linha de Pesquisa: SABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLAR
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Ananindeua
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: Disponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ForaPadroesEstetica.pdf795,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons