Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16780
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorALMEIDA, Eula Regina Cidade-
dc.date.accessioned2025-01-29T20:29:14Z-
dc.date.available2025-01-29T20:29:14Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationALMEIDA, Eula Regina Cidade. Ensino de História e a História Local: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de estudantes da Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará. Orientadora: Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16780. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16780-
dc.description.abstractThis study discusses the teaching of history, local history and the possibilities of this teaching tool for the historical learning of students in the 9th year of elementary school at the EEEFM Manoel Sabino da Silva in the village of Nazaré do Fugido in Magalhães Barata-Pará. Our methodology used the contributions of Oral History and Action Research, which allowed us to reflect on teaching practice based on the school and life experiences of these students. We present here the results of the bibliographical and field research, the latter resulting from the application of questionnaires and interviews with residents of the village of Nazaré do Fugido. We conclude that by bringing the elements of historical science closer to the teaching of history, local history assumes an important role as a methodology and pedagogical strategy in the service of forming students' historical awareness. In this way, local history acquires a practical function of giving subjects an identity and providing the reality in which they live with a temporal dimension, an orientation that can intentionally guide action through the mediation of historical memory.en
dc.description.provenanceSubmitted by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-01-29T20:29:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EnsinoHistoriaHistoria.pdf: 2734069 bytes, checksum: 0b72d270cf38abe4ee06933767622dd9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Erik Pires (erikpires@ufpa.br) on 2025-01-29T20:29:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EnsinoHistoriaHistoria.pdf: 2734069 bytes, checksum: 0b72d270cf38abe4ee06933767622dd9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-29T20:29:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_EnsinoHistoriaHistoria.pdf: 2734069 bytes, checksum: 0b72d270cf38abe4ee06933767622dd9 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.sourceDisponível na internet via correio eletrônico: bbca@ufpa.brpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória Localpt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectVila de Nazaré do Fugidopt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectLocal Historyen
dc.subjectHistorical learningen
dc.subjectStudentsen
dc.titleEnsino de História e a História Local: (re)pensando a prática docente a partir da vivência de estudantes da Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Universitário de Ananindeuapt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.contributor.advisor1MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4202561791565993pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3027069477586064pt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute ensino de história, história local e as possibilidades dessa ferramenta de ensino para a aprendizagem histórica de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da EEEFM Manoel Sabino da Silva na Vila de Nazaré do Fugido em Magalhães Barata-Pará. Utilizamos como metodologia as contribuições da História Oral e da Pesquisa-Ação que permitiram realizar reflexões sobre a prática docente a partir das vivências escolares e de vida desses estudantes. Apresentamos aqui os resultados da pesquisa bibliográfica e de campo, esta última resultante da aplicação de questionários e entrevistas com moradores da Vila de Nazaré do Fugido. Concluímos que aproximar os elementos pertencentes à ciência histórica ao ensino de história, a história local assume um papel importante enquanto metodologia e estratégia pedagógica a serviço da formação da consciência histórica nos estudantes. Desse modo, a história local adquire uma função prática de dar identidade aos sujeitos e fornecer à realidade em que eles vivem uma dimensão temporal, uma orientação que pode guiar a ação, intencionalmente, por meio da mediação da memória histórica.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaSABERES HISTÓRICOS NO ESPAÇO ESCOLARpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoENSINO DE HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.advisor1ORCIDhttps://orcid.org/0000-0002-1481-9274pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Ensino de História (Mestrado Profissional) - PROFHISTÓRIA/Ananindeua

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_EnsinoHistoriaHistoria.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons