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Tipo: Dissertação
Data do documento: 11-Out-2022
Autor(es): GONÇALVES, Alessandra Quaresma
Afiliação do(s) Autor(es): Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri
Primeiro(a) Orientador(a): SOUZA, Alexandre Augusto Cals e
Título: Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri
Citar como: GONÇALVES, Alessandra Quaresma. Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri. Orientador: Alexandre Augusto Cals e Souza. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) - Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17152. Acesso em:.
Resumo: Situamos este estudo no subgrupo de políticas educacionais que traz o título Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do Plano Municipal de Educação em Igarapé-Miri/Pará. A problemática focalizada foi como o Plano Municipal de Educação(PME) contribui para a gestão democrática do ensino público na cidade de Igarapé-Miri/Pará? Os objetivos que conduziram o estudo foram: investigar o referencial teórico acerca da gestão educacional democrática como política pública representada pelo PME, descrever a gestão democrática da educação, por meio da implementação do PME na cidade de Igarapé-Miri/Pará e verificar se o PME contribuiu para a democratização da gestão educacional na cidade de Igarapé-Miri/Pará. As principais referências que subsidiaram esta produção foram de autores clássicos, como os contratualistas e modernos como: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), publicações institucionais e legislação. A metodologia adotada foi bibliográfica, documental e o ensaio de estudo de caso. A análise dos dados evidenciou que as metas do PME, como a gestão democrática do ensino público não foram implementadas, pois o poder público municipal de Igarapé-Miri não ofereceu a infraestrutura adequada, como a criação dos órgãos colegiados ou a dotação financeira para tal, assim a principal contribuição do PME é sua existência jurídica, a qual traz em si a perspectiva para a sua realização futura.
Abstract: We place this study in the subgroup of educational policies that bears the title Educational policy in the city: limits and perspectives in the implementation of the Municipal Education Plan in Igarapé-Miri/Pará. The focus issue was how the Municipal Education Plan (PME) contributes to the democratic management of public education in the city of Igarapé-Miri/Pará? The objectives that led the study were: to investigate the theoretical framework about democratic educational management as a public policy represented by the PME, to describe the democratic management of education, through the implementation of the PME in the city of Igarapé-Miri/Pará and to verify whether the PME contributed to the democratization of educational management in the city of Igarapé-Miri/Pará. The main references that supported this production were classic authors, such as contractarians, and modern authors such as: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), institutional publications and legislation. The adopted methodology was bibliographical, documental and the case study essay. Data analysis showed that the goals of the PME, such as the democratic management of public education, were not implemented, since the municipal public power of Igarapé-Miri did not offer the adequate infrastructure, such as the creation of collegiate bodies or the financial allocation for this, thus the main contribution of the PME is its legal existence, which brings in itself the perspective for its future realization.
Palavras-chave: Gestão da educação
Plano Municipal da Educação
Democracia
Education management
Municipal Education Plan
Democracy
Área de Concentração: ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES
Linha de Pesquisa: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E TERRITÓRIOS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Campus Universitário de Abaetetuba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Fonte URI: Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br
Aparece nas coleções:Dissertações em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (Mestrado) - PPGCITE/Abaetetuba

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