Dissertações em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (Mestrado) - PPGCITE/Abaetetuba
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10602
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) As políticas de educação inclusiva na perspectiva do ensino de surdos no município de Igarapé-Miri/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-11-11) MELO, Rosileide de Jesus de Souza; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055O debate sobre a questão das políticas públicas de “inclusão” escolar é corrente e passa, necessariamente, pela reflexão mais ampla sobre os grupos que têm sido localizados nos discursos correntes da exclusão social e pela reflexão sobre a questão do direito à educação de grupos que têm sido afastados de tal direito. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo perceber quais as políticas públicas educacionais “inclusivas” existentes para o ensino de Surdos no Município de Igarapé-Miri/PA. A pesquisa segue a abordagem qualitativa (GÜNTER, 2006) por não nos caber fazer julgamentos, nem permitir que conceitos já formados influenciem na pesquisa. Considerando que as técnicas de coleta de dados devem estar alinhadas à estratégia de pesquisa, utilizamos como técnica a análise documental (CELLARD, 2008; HELDER, 2006). O referencial teórico do trabalho está alicerçado nos estudos do direito à educação “inclusiva” das pessoas surdas e das políticas públicas que contemplem esses sujeitos, sobretudo as normativas em âmbito internacional, nacional e local; nas políticas públicas (CHRISPINO, 2016; DI GIOVANNI, 2009; MULLER; SUREAL, 2002); nos estudos da “inclusão” escolar de Surdos (GESSER, 2009; STROBEL, 2009, 2018; VALSECCHI; MARTINS FILHO, 2020), entre outros. O Município, conforme suas normativas, tem planejado o ensino para atender os alunos Surdos e está aderindo aos programas disponibilizados pelo Ministério da Educação como fomentador da educação especial “inclusiva” de Surdos. Os dados obtidos demostram que o Município de Igarapé-Miri foi contemplado com o Programa Educação “Inclusiva”: Direito à Diversidade, Programa e Escola Acessível, Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, Programa Transporte Escolar Acessível e Programa Dinheiro Direto na Escola – estrutura, acessibilidade e sala de recursos. Tais programas foram cruciais para o Município estruturar sua política pública de educação “inclusiva” de Surdos. A pesquisa mostrou que comparado ao número de escolas do sistema de ensino Municipal, há poucas escolas que dispõem do Atendimento Educacional Especializado em Igarapé-Miri. Assim sendo, a criação de novas Salas de Recursos Multifuncionais é necessária para a atender mais alunos Surdos, principalmente na zona rural do Município. Mostramos a partir dos dados que o Município de Igarapé-Miri dispõe de poucas normativas sobre a educação de Surdos, contudo é preciso se atentar quanto às políticas de “inclusão” escolar de Surdos visto que a educação é um processo dinâmico e demanda novas organizações e ações locais em face dos novos questionamentos dos Surdos. Por isso a existência de uma legislação serve como ampliação de possibilidade contra a exclusão.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gosto muito de estar aqui: na cultura e na educação pela vivência e experiência no cordão do mapará, Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2023-11-16) CARDOSO, Michelly Conceição; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996; LOBATO, Vivian da Silva; http://lattes.cnpq.br/8153247121237657A presente pesquisa trata do Cordão do Mapará do bairro da Angélica, Abaetetuba-PA, o qual configura-se como um teatro popular que problematiza a cultura e a educação como dimensões de uma mesma prática social, irradiadoras de processos educativos. Assim, o estudo busca compreender como se desenvolvem os processos educativos que permeiam esse folguedo junino, pela participação e envolvimento das crianças e adolescentes. Partimos da seguinte indagação: que processos educativos estão presentes em toda produção do Cordão do Mapará, em especial pela vivência e experiência de crianças e adolescentes? O objetivo central é investigar os processos educativos que nascem/veiculam no Cordão do Mapará pela participação das crianças e adolescentes. Para isso, a pesquisa envolveu uma vasta revisão bibliográfica e documental sobre o cordão presente no município de Abaetetuba bem como o uso de iconografias e fontes orais. Concomitante, houve a realização da pesquisa de campo utilizando-se de observações e entrevistas junto de atores envolvidos com esse folguedo junino, pautando a relação das crianças e adolescentes com tal prática. Os resultados apontam que tais sujeitos frequentadores do Cordão do Mapará constroem processos educativos a partir dos personagens e elementos locais/amazônicos que estão presentes nessa manifestação, e tais aprendizados, vivências e experiências em suas vidas constituem-se possibilidades concretas de cultivar e valorizar saberes, para além disso, essas crianças e adolescentes ao participarem da manifestação cultural estão em pleno desenvolvimento de suas potencialidades, na medida em que atuam e ocupam espaços na cena urbana da cidade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Memórias, identidades e a cidade: a trajetória de docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba – PA(Universidade Federal do Pará, 2024-09-19) PINHEIRO, Matheus Furtado; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/3145088339944816; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601A presente pesquisa visa compreender o contexto social, identitário e educacional do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Os objetos de estudo do presente trabalho são as memórias e identidades dos docentes formados por essa instituição de Ensino Superior, os quais retornaram a esse mesmo campus na ocupação de professores universitários, e a relação desses aspectos com a cidade/município de Abaetetuba. Nesse viés, a nossa investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilização de entrevistas semiestruturadas. Nesse sentido, adere à metodologia da História Oral aliada aos métodos indutivo e dedutivo. O corpus de pesquisa é constituído por cinco docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba: dos cursos de Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Espanhola, e dois indivíduos ligados à coordenação dessa Instituição, os quais foram entrevistados entre novembro de 2023 e agosto de 2024. No presente trabalho, utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de Memórias, Memória Coletiva e Individual segundo Pollak (1989), Halbwachs (1990) e Le Goff (1994); identidades à luz de teóricos como Hall (2006, 2014) e Pollak (1992); e Cidades, diante da perspectiva de teóricos como Agier (2011), Harvey (2012) e Lefebvre (2013). Assim sendo, percebemos que essa Instituição de Ensino forma indivíduos academicamente e socialmente e durante esse processo, esses sujeitos aprendem conhecimentos novos, mudam suas mentalidades, descobrem novas habilidades e quebram tabus na sociedade. Contudo, ainda existem muitas dificuldades para o avanço da ciência no município. O campus necessita de mais recursos tecnológicos para as salas de aula, investimentos no transporte de alunos, em bolsas para pesquisas e para o desenvolvimento de novos projetos. Dessa maneira, o ensino acadêmico poderá alcançar resultados ainda melhores no município de Abaetetuba.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Identidades e violência urbana: representações sociais sobre o papel do Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no bairro de São Sebastião (Abaetetuba/PA)(Universidade Federal do Pará, 2024-09-16) PINHEIRO, Isane Caripuna; CRUZ, Fernando Manuel Rocha da; http://lattes.cnpq.br/1048087637452959; https://orcid.org/0000-0002-1254-5601O Projeto Albrás/Alunorte é um empreendimento nipônico, situado no município de Barcarena/PA, a 37 Km de Abaetetuba. No final da década de 1980, assistimos à formação do bairro de São Sebastião, no município de Abaetetuba, resultado da concentração de famílias migrantes. Nos primeiros anos, o bairro não possuía infraestrutura básica, nem a presença do Estado, motivos pelo qual se tornou uma das áreas mais violentas do município, devido principalmente ao envolvimento de adolescentes e jovens em gangues. A insegurança e o medo dos moradores devido aos confrontos desses grupos e à segregação e estigmatização do território, levou à implantação do primeiro Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no município. A pesquisa objetiva compreender como o processo de industrialização realizado pelo Projeto Albrás/Alunorte influenciou socialmente o bairro de São Sebastião, nomeadamente em termos de identidade e cultura. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, a qual tem por base a aplicação de entrevistas semiestruturadas a membros de famílias que foram vítimas das “gangues”, membros de famílias que faziam parte das “gangues”, funcionários e ex-funcionários do Estado que participaram do processo de implantação e implementação do CRAS e um dos fundadores do bairro de São Sebastião. Bibliograficamente, a pesquisa foi norteada pelos trabalhos de Bauman (2005), Bourdieu (2002), Costa (2022), Cruz (2011), Harvey (1989), Hall (2006), Koga (2011), Lefebvre (2011) e Machado (2020). Assim, a pesquisa demonstra, o quanto o Complexo Industrial Albras/Alunorte realiza de forma direta influência na composição populacional-socio-territorial-cultural na formação do território do bairro de São Sebastião. No que se refere ao crescimento demográfico, o bairro de São Sebastião se interligou a teia urbanística rapidamente, contudo essa expansão demográfica realizou-se de forma desigual, fazendo implodir uma das mais atenuantes expressões da questão social: a violência urbana. Com a chegada do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e tempos depois do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU’s), a contribuição desses espaços através dos serviços por eles disponibilizados para a comunidade, faz emergir nos moradores não só um sentimento de pertença, mas também o seu redescobrimento enquanto seres humanos e detentores de seus direitos. Aos poucos, estas instituições começaram a obter resultados positivos e os adolescentes e jovens que antes reuniam-se para “guerrear” entre si, passaram a agrupar-se em ensaios e encontros formativos, transformando um território de violência em um território de paz.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Agricultura familiar e redes sociais: uma análise dos trabalhos de marketing digital no Facebook(Universidade Federal do Pará, 2021-12-14) PUSTILNIK, Graciele dos Prazeres; SCARTON, Luciana Maria; http://lattes.cnpq.br/8583116292398764; CLAUDINO, Livio Sergio Dias; http://lattes.cnpq.br/1618090996273410; https://orcid.org/0000-0002-1261-1533A presente pesquisa investigou as estratégias de marketing digital utilizadas em um perfil da Feira de Agricultura Familiar de Abaetetuba no Facebook. O contexto da pesquisa foi uma feira da agricultura familiar em Abaetetuba, situada na Região do Baixo Tocantins no Pará, investigou a ocorrência do marketing digital presente no perfil “A-Feira Abaeté” no Facebook; configurou o campo de pesquisa como sendo o virtual. A metodologia consistiu em um estudo de caso, no Facebook. O método usado foi a Netnográfia com suporte da estatística para o processamento dos dados coletados do perfil no Facebook. Foram coletados os dados em 192 postagens no período de novembro de 2017 a dezembro de 2019, classificados em 26 categorias, após serem tratados no programa estatístico SAS, transformaram-se em 4.992 dados. Os resultados provenientes das análises de pesquisa, foram apresentados em tabelas e gráficos, complementados com prints de algumas postagens do perfil, para evidenciar as ocorrências de marketing nas categorias estudadas. A presente pesquisa demonstra como resultado aspectos positivos e negativos referentes aos trabalhos de divulgação da Feira na rede social. Aponta possíveis estratégias de como gerenciar melhor o marketing nas redes sociais. A partir dos conceitos teóricos, dados e resultados da pesquisa apresentados, compreendese que as estratégias de comunicação utilizadas no “A-Feira Abaeté” foram eficientes e que o marketing digital realizado no Facebook promoveu as vendas de produtos como também fortaleceu os agricultores como grupo social que realiza um trabalho importante na cidade de Abaetetuba. Este trabalho possibilitou maior visibilidade para as Feiras, apontando sua importância. A pesquisa teve um compromisso social de auxiliar grupos de agricultores que desejem realizar a venda direta de seus produtos aos clientes, usando as redes sociais como canal de divulgação beneficiados pelo seu baixo custo.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Território minero-metalúrgico: um estudo de caso do município de Barcarena, no estado do Pará(Universidade Federal do Pará, 2022-08-30) GONÇALVES, Dhemerson Martins; SILVA, Joao Marcio Palheta da; http://lattes.cnpq.br/5356047514671129; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0003-0354-4639; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O compulsório objeto de análise deste estudo realizado é imprescindível no debate, no que concerne, a atividade de mineração e sua majoritária influência e interferência na dinâmica territorial amazônica. Neste intuito, aborda-se a dinâmica minero-metalúrgica no complexo industrial de Barcarena-PA, na incisiva inquisição dos impactos socioterritoriais derivados das atividades de transformação mineral no município. O objetivo deste processo dissertativo é realizar uma descrição da perspectiva de desenvolvimento ordenado pelos grandes empreendimentos de mineração e sua relativa influência, sobretudo, na dinâmica econômica regional, nacional e internacional, tratando-se efetivamente dos impactos socioterritoriais ocasionados por essa dinâmica. Contudo, cabe-se, essencialmente, descrever sobre as contradições e desigualdades socioterritoriais proveniente do vetor econômico mineral. Nesse aspecto é realizada uma análise, no que concerne, o vetor econômico mineral em Barcarena e seus instrutivos impactos que se correlacionam-se nas esferas econômicas, políticas e sociais, neste intuito, a coleta de dados, tornou-se, efetivamente, essencial, os dados das receitas dos municípios; Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto de Produtos Industrializados (IPI) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que consistem-se em meios de investigação para mensurar as arrecadações resultante direta e indiretamente do complexo industrial de bauxita-alumina-alumínio e, em contrapartida, é imprescindível o estudo de um Índice para mencionar uma possível qualidade de vida da população local e adjacentes. O Índice escolhido foi o Índice FIRJAN de desenvolvimento municipal de Barcarena, com o intuito de averiguar a qualidade de vida a partir das variáveis de Educação, Saúde e Economia, seguindo é claro a perspectiva da metodologia do índice, que visa, ser quanti-qualitativo, ou seja, um efetivo índice de mensuração da aplicabilidade dos recursos derivados da dinâmica minero-metalúrgica, no que tange, a uma efetiva destruição espacial e equânime, visando a qualidade de vida da população local, ou seja, considerar a contradição entre subdesenvolvimento econômico e desenvolvimento do lugar e para os anseios do lugar, a partir, essencialmente, das relações marcadas pelo poder, configurando-se em um território minero-metalúrgico.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Na “beira” do cais, o centro englobador em risco: perspectivas e possibilidade de reordenamento da orla de Abaetetuba/PA(Universidade Federal do Pará, 2022-05-30) SILVA, Dalgisa da Conceição Araújo da; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Este trabalho propõe-se a analisar o processo de transformação que vem se desenhando ao longo na orla fluvial urbana do município de Abaetetuba/PA, ocupações em paisagem amazônicas, em áreas afetadas por curso de marés e matas ciliares em áreas que deveriam ser de proteção. Essas ocupações vão-se constituindo em áreas de vulnerabilidades, onde os riscos, estão presentes nas moradias construídas em áreas de cursos d’água, em áreas de solo erosivo, de forma inadequada e sem infraestrutura de proteção, fato que culminou em desastre ocorrido em 2014 no bairro São João: um colapso de aterro destruiu 13 (treze) casas e, como consequência, 51 (cinquenta e uma) famílias foram afetadas pelo desastre. De forma similar, esse processo de ocupação afetou também outras áreas da orla fluvial, principalmente a orla comercial, a qual chamo aqui de centro englobador, por se tratar de uma local de bairro histórico com potencial econômico e cultural, onde está localizada uma das maiores feiras a céu aberto da região. Este sinistro acompanhei trabalhando na Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, e pude ver de perto o sofrimento das pessoas que tiveram perdas de toda a natureza, e que não puderem mais retornar para suas casas. Esse fato me motivou a questionar em como reordenar as áreas de riscos em espaços urbanos já consolidados, de maneira a evitar que novos desastres aconteçam. O cenário de risco acontece em Abaetetuba, em áreas de diferentes usos e ocupações do solo, áreas vulnerabilidade social, fragilidade ambiental, fluxo comercial, concentração de equipamentos urbanos e área de memória histórica. Desta forma analiso o processo de transformação dos bairros da orla fluvial de Abaetetuba enquanto formação de áreas de risco para desenvolvimento de uma proposta e ordenamento que considere os riscos e as vulnerabilidade presentes nesses territórios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que, apesar do histórico de desastre nesses locais, a estrutura urbana existente e a falta de um plano de gestão de riscos que proteja a orla fluvial contribuíram para o cenário de risco que se apresenta. Desse modo, é necessário levar em conta as possibilidades de intervenção pública a partir de melhorias nos instrumentos de planejamento existentes e elaboração de novos, que incluam o diagnóstico das áreas, monitoramento e um tratamento diferenciado para as áreas de risco em que a população a participe do processo. A pesquisa foi realizada através de levantamento de dados e aplicação de questionários semiestruturados com agentes do setor público e sociedade civil para possibilitar uma proposta de planejamento mais eficiente. A pesquisa foi pensada em uma análise multidisciplinar em que são articuladas contribuições dos planos municipais e de estudiosos das áreas da geografia, meio ambiente, ciências sociais e política urbana.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O açaí como ícone de identidade social, econômica e cultural amazônica: um estudo de caso em Igarapé-Miri(Universidade Federal do Pará, 2023-12-21) SANTOS, Cristiano Moreno Valente dos; CORDEIRO, Yvens Eli Martins; http://lattes.cnpq.br/8271393778032215; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O açaí, um fruto oriundo da palmeira Euterpe oleracea, é um alimento fundamental na dieta das populações da região amazônica. Com sua polpa de cor intensa e sabor marcante, este fruto não apenas nutre, mas também carrega consigo uma rica tradição cultural. Sua colheita e processamento envolvem técnicas transmitidas por gerações, fazendo do açaí um elemento de identidade e pertencimento para as comunidades locais. Com isso, esse estudo foca no papel central que o açaí desempenha na construção da identidade social, econômica e cultural na Amazônia, usando o município de Igarapé-Miri e a comunidade de Santo Antônio como casos específicos. A relevância do açaí na economia local, bem como suas conexões com práticas culturais e sociais, são exploradas para compreender suas contribuições para a identidade amazônica. A pesquisa combina abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo análise de estudos existentes, análise de paisagem, aplicação de questionários, tipologias, entrevistas, observação participativa. Em Igarapé-miri, foram feitas observações e visitas ao complexo de feiras e o mercado público municipal Miguel Tourão Pantoja para entender a comercialização e relação local da população com o fruto do açaí. Na comunidade de Santo Antônio, foram realizadas diversas atividades de coleta e análise de dados, destacando-se a aplicação de questionários às famílias locais, observação e a categorização dos sistemas de produção em três tipos distintos, baseados nas principais fontes de renda e arranjos produtivos associados ao açaí. Assim, em Igarapé-Miri, o açaí não é apenas um produto para comercialização; ele é um pilar da identidade local, um elo que conecta as gerações e perpetua tradições. Na comunidade de Santo Antônio, observa-se que o açaí é intrínseco ao cotidiano e às práticas comunitárias, sendo o vetor principal de fonte de renda, coesão social e de transmissão de conhecimentos ancestrais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ocupação das várzeas em área urbana no município de Abaetetuba: o caso do bairro São João(Universidade Federal do Pará, 2022-02-07) SILVA, Clemildes Furtado da; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174O crescimento urbano de muitas cidades brasileiras tem avançado em direção às várzeas urbanas, e essa ocupação vem ocorrendo sem levar em consideração as características naturais das mesmas, o que tem contribuído para provocar danos socioambientais. O município de Abaetetuba, assim como a maioria das cidades brasileiras também sofreu um processo de urbanização desordenado e apresenta diversas situações de riscos e vulnerabilidades como a ocupação das áreas de várzeas. Alguns bairros da cidade cresceram em áreas de planícies de inundação como é o caso do bairro São João, que nasceu e se expandiu sobre as várzeas, em áreas de APPs (Áreas de Preservação Permanente). O processo de ocupação no referido bairro provocou mudanças significativas na paisagem. De acordo com o relatório da Companhia de Recursos Minerais (CPRM), esse processo de urbanização precária e desordenada, contribuiu para a ocorrência do desastre ocorrido em 2014 no bairro São João. Diante desse contexto este estudo objetivou compreender quais as principais causas que contribuíram para a ocupação das várzeas urbanas do Bairro São João, às margens do rio Maratauíra, e quais as consequências decorrentes desse processo de ocupação. A metodologia utilizada consistiu em um estudo de caso de cunho qualitativo que dispôs como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas realizadas com 12 moradores do bairro. A base conceitual da pesquisa está fundamentada em autores como Almeida (2012), Souza e Zanella (2009), Veyret (2007), que associam as vulnerabilidades sociais aos riscos ambientais e estes como fatores decisivos para a ocorrência de desastres; com Yi-FuTuan (1980), a noção de lugar como fator identitário; Marandola e Hogan (2009), que subsidiam a discussão sobre a abordagem do lugar nos estudos da percepção de riscos; com Santos (2002) em entender a paisagem como resultado da interação entre os componentes naturais e as ações antrópicas; em Harvey (1980), o direito à cidade de modo que satisfaça as necessidades humanas. Resultados da pesquisa apontam que o crescimento demográfico e a falta de planejamento urbano contribuíram para que ocorresse uma expansão urbana desordenada no bairro São João. Apesar do plano diretor do município estabelecer diretrizes para o uso e ocupação do solo urbano, a omissão do poder público com os bairros que cresceram às margens dos rios, em áreas de APPs, contribuiu para uma ocupação urbana incompatível com os princípios de preservação ambiental. Constatou-se também que o fator identitário, associado ao lugar de vivência anterior dos moradores, e a ausência de políticas públicas habitacionais voltadas para população com baixo poder aquisitivo são fatores decisivos tanto para a ocupação de áreas ambientalmente frágeis como para permanência dos moradores no bairro estudado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Dendecultura no território de remanescentes de quilombos de jambuaçu no Baixo Tocantins(Universidade Federal do Pará, 2019-01-11) CASTRO, Auristela Correa; FARIAS, André Luís Assunção de; http://lattes.cnpq.br/5310171409459863; SIMÕES, Aquiles Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0471255070027912; https://orcid.org/0000-0003-2194-6594O objetivo geral desta pesquisa consistiu em demonstrar como a expansão da dendecultura vem afetando territórios de povos e comunidades tradicionais no Baixo Tocantins. Como eixos norteadores nos esclarecimentos dessas questões utilizamos como objetivos específicos: demonstrar a presença da dendecultura em comunidades de povos tradicionais no Baixo Tocantins; estudar os efeitos que a expansão dessa monocultura do agronegócio do dendê causou nas comunidades; demonstrar como essas comunidades se organizam frente ao avanço dessa commodity em seu território; analisar se a expansão da dendecultura, caracteriza “land grab”. Para atender a viabilidade da pesquisa a metodologia utilizada fez um recorte temporal do período de implementação do PNPB até a data de realização da pesquisa, fazendo uma abordagem do contexto histórico e do processo de gênese e dos fatores que possibilitaram a implantação da política, levando em consideração a arena da ação pública, os atores, os valores, os algoritmos, as normas e as imagens dessa política. Em função das Ciências Sociais exigirem a confrontação do real com teoria de embasamento da pesquisa, (QUIVY, CAMPENHOUDT, 2005), foi escolhido como local de estudo o Território de Remanescentes de Quilombos de Jambuaçu, localizado no “berço da dendecultura”, o Município de Moju na Região do Baixo Tocantins, Estado do Pará. Foi realizado a descrição do referido território, assim como as comunidades designadas como lócus de pesquisa. Utilizou-se a entrevista de caráter exploratório não diretiva, em caráter individual, ou em grupo familiar, onde participaram senhoras, senhores, jovens, e também lideranças, ou membros da comunidade que vivenciaram o processo de formação do território e a chegada do dendê, foi empregada também a observação para a coleta de dados, foram feitas capturas de imagem de som, pontos de Global Positioning System (GPS), registros de fotografias, anotações (GIL, 2010; SEVERINO, 2007). Quanto ao material bibliográfico que deu suporte a pesquisa foi buscado em sites de universidades, sites governamentais, sites que discutem os assuntos referentes a pesquisa, além de visita a organizações públicas que pudessem fornecer informações importantes para elucidação da temática estudada. O embasamento teórico discorreu sobre o campesinato e as relações de trabalho que o caracterizam como tal, discorreu-se sobre o campesinato no Brasil. O território também foi outro conceito buscado. Como a política do PNPB refere-se a um modelo de desenvolvimento adotado pelo governo brasileiro para a Amazônia foram trazidas algumas abordagens sobre desenvolvimento a nível global, a nível nacional e como se deu esse desenvolvimento na Amazônia, e finalmente foi apresentado o que significa “land grab”. Com base na análise de dados, conclui-se que a dendecultura se faz presente em comunidades de povos tradicionais no Baixo Tocantins trazendo inúmeros efeitos sobre o modo de vida desses povos. Conclui-se também que tal expansão decorre de um contexto global de avanço do capital na corrida mundial por terras para atender a seus objetivos de expansão, o que no seu cerne configura “land grab”.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do plano municipal de educação em Igarapé-Miri(Universidade Federal do Pará, 2022-10-11) GONÇALVES, Alessandra Quaresma; SOUZA, Alexandre Augusto Cals e; http://lattes.cnpq.br/2652815221358066; https://orcid.org/0000-0002-1424-5055Situamos este estudo no subgrupo de políticas educacionais que traz o título Política educacional na cidade: limites e perspectivas na implementação do Plano Municipal de Educação em Igarapé-Miri/Pará. A problemática focalizada foi como o Plano Municipal de Educação(PME) contribui para a gestão democrática do ensino público na cidade de Igarapé-Miri/Pará? Os objetivos que conduziram o estudo foram: investigar o referencial teórico acerca da gestão educacional democrática como política pública representada pelo PME, descrever a gestão democrática da educação, por meio da implementação do PME na cidade de Igarapé-Miri/Pará e verificar se o PME contribuiu para a democratização da gestão educacional na cidade de Igarapé-Miri/Pará. As principais referências que subsidiaram esta produção foram de autores clássicos, como os contratualistas e modernos como: Becher; Raveloson (2011), Bordenave (1994), Dourado (2001,2018), Lück (2009,2011), Muller; Surel (2002), Paro (1998,1999, 2007,2011), Saviani (2014), publicações institucionais e legislação. A metodologia adotada foi bibliográfica, documental e o ensaio de estudo de caso. A análise dos dados evidenciou que as metas do PME, como a gestão democrática do ensino público não foram implementadas, pois o poder público municipal de Igarapé-Miri não ofereceu a infraestrutura adequada, como a criação dos órgãos colegiados ou a dotação financeira para tal, assim a principal contribuição do PME é sua existência jurídica, a qual traz em si a perspectiva para a sua realização futura.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Saberes tradicionais quilombolas e a política nacional de assistência técnica e extensão rural: o caso do Arapapuzinho (Abaetetuba-PA)(Universidade Federal do Pará, 2019-03-29) GOMES, Rosenilda Botelho; TAVARES, Francinei Bentes; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005Os povos quilombolas perseveram na luta pela constituição de direitos e, apesar de algumas conquistas, ainda se encontram em vias de acessa-los plenamente. E, com a efetivação da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) no território, que representa o conhecimentos técnicos científicos e os quilombolas com o saber tradicional no desenvolvimento da agricultura. Sendo que ambos são de suma importância para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Assim, esta dissertação consiste em analisar se a ATER está contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar no território quilombola, no que diz respeito à organização produtiva, ao manejo sustentável e ao diálogo com os saberes socioambientais desses povos tradicionais na comunidade de Arapapuzinho, em Abaetetuba-PA. Esta investigação centrou-se na referida comunidade onde os quilombolas trabalham na agricultura, usando os conhecimentos passados de pai para filho. Assim, traz-se para a discussão o papel do Estado e dos Movimentos sociais na Política Nacional da ATER (PNATER) para os quilombolas; o desenvolvimento das atividades da agricultura familiar mediante as orientações técnicas; os saberes dos quilombolas nos plantios e cultivos na agricultura; e, por fim, a mediação dos agentes de desenvolvimento entre o conhecimento técnico-científico e os saberes populares e as contribuições da PNATER para os agricultores. Por meio de um Estudo de Caso, esta pesquisa é sustentada pelos seguintes autores: Yin (2014); Gil (2008); Minayo (2013) e Triviños (1987), além de autores que dialogam com a discussão teórica sobre os saberes, entre eles: Diegues (2000, 2001); Cunha (2007) e outros. Porém, não se pode deixar de enfatizar sobre o papel do Estado e os que debatem sobre outros temas, no caso a ATER, como Schmitz (2003); políticas públicas, como Pierre Muller; e, Yves Surel (2000); e, dentre os demais temas, Freire (1983, 1987) e muitos outros teóricos que estão subsidiando esse texto. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, a observação participante e a entrevistas semiestruturadas, dirigida aos agricultores quilombolas, técnicos e coordenador da COODERSUS (Cooperativa de Trabalho em Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável), que prestou assistência aos agricultores, e representantes do movimento quilombola – ARQUIA (Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba). Os resultados despontam o fortalecimento da agricultura familiar, com a presença da ATER, sendo que a cooperativa apresenta uma inovação de orientação que busca a interdependência econômica, social e ambiental, que consolida um modelo de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, expõe que o desenvolvimento local e o aumento produtivo estão nas práticas do conhecimento técnico, entretanto, não desmerece o saber tradicional. Temos também a resistência dos quilombolas diante da orientação técnica em relação à transição agroecológica, pois, mesmo reconhecendo a importância da ATER, esses agricultores continuaram a desenvolver a atividade da roça e do manejo do açaí conforme os seus saberes. A presença de conflitos e as relações de poder foi perceptível nas ações da ater no território.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Os mecanismos de produção das identidades de gênero na educação infantil: práticas, discursos e eventos(Universidade Federal do Pará, 2018-12-20) DÁCIO, Ígora Irma Santos; RIBEIRO, Joyce Otânia SeixasO objeto desta dissertação é o conjunto de mecanismos que atuam na produção das identidades de gênero, que foi eleito pela necessidade de compreender quais as práticas, discursos e eventos são utilizados no processo de constituição das identidades de meninos e meninas nos primeiros anos escolares. O aporte teórico dialoga com autoras/es dos Estudos de Gênero, dentre elas: Scott (1995), Louro (1997, 2000, 2001) e Felipe (1995, 2007); autores/as que discutem Identidade e Representação, como: Silva (2000a), Hall (1997, 1999, 2016) e Woodward (2000); e autoras/es que debatem a Infância e a Educação Infantil: Ariès (2014), Oliveira (2010) e Bujes (2001, 2010). Em diálogo com o referencial teórico apresentado, utilizei como método a etnografia pós-moderna (Clifford, 1998), cuja norma é a observação participante, as conversações, a escritura e a tradução das informações produzidas. Os objetivos foram reescritos a fim de abarcar as novas informações produzidas dando outros rumos à pesquisa; são eles: identificar os significados de gênero na cidade e saber como são disseminados na escola Maria Santos; observar como a ausência do recreio afeta a constituição das identidades infantis, enfatizando suas resistências; explicar o processo de normalização das condutas de meninos e meninas por meio das práticas e discursos, bem como as negociações infantis; identificar os efeitos dos eventos escolares no processo de constituição das identidades de gênero na Educação Infantil, ressaltando as aceitações infantis. Como resultado, aponto que as identidades de gênero se constituem por meio de diferentes práticas escolares no espaço escolar, como os eventos e os discursos escolares. Entretanto, as crianças não são passivas nesse processo, pois elas participam ativamente quer negociando, quer resistindo às imposições que visam constituí-las como meninos e meninas, futuros homens e mulheres ―de verdade.
