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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17165
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 19-Set-2024 |
Autor(es): | PINHEIRO, Matheus Furtado |
Afiliação do(s) Autor(es): | Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará - FAETE |
Primeiro(a) Orientador(a): | CRUZ, Fernando Manuel Rocha da |
Título: | Memórias, identidades e a cidade: a trajetória de docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba – PA |
Citar como: | PINHEIRO, Matheus Furtado. Memórias, identidades e a cidade: a trajetória de docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba – PA. Orientador: Fernando Manuel Rocha da Cruz. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) - Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17165. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa visa compreender o contexto social, identitário e educacional do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. Os objetos de estudo do presente trabalho são as memórias e identidades dos docentes formados por essa instituição de Ensino Superior, os quais retornaram a esse mesmo campus na ocupação de professores universitários, e a relação desses aspectos com a cidade/município de Abaetetuba. Nesse viés, a nossa investigação se caracteriza pela abordagem qualitativa e utilização de entrevistas semiestruturadas. Nesse sentido, adere à metodologia da História Oral aliada aos métodos indutivo e dedutivo. O corpus de pesquisa é constituído por cinco docentes egressos do Campus Universitário de Abaetetuba: dos cursos de Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Espanhola, e dois indivíduos ligados à coordenação dessa Instituição, os quais foram entrevistados entre novembro de 2023 e agosto de 2024. No presente trabalho, utilizamos como fundamentação teórica os conceitos de Memórias, Memória Coletiva e Individual segundo Pollak (1989), Halbwachs (1990) e Le Goff (1994); identidades à luz de teóricos como Hall (2006, 2014) e Pollak (1992); e Cidades, diante da perspectiva de teóricos como Agier (2011), Harvey (2012) e Lefebvre (2013). Assim sendo, percebemos que essa Instituição de Ensino forma indivíduos academicamente e socialmente e durante esse processo, esses sujeitos aprendem conhecimentos novos, mudam suas mentalidades, descobrem novas habilidades e quebram tabus na sociedade. Contudo, ainda existem muitas dificuldades para o avanço da ciência no município. O campus necessita de mais recursos tecnológicos para as salas de aula, investimentos no transporte de alunos, em bolsas para pesquisas e para o desenvolvimento de novos projetos. Dessa maneira, o ensino acadêmico poderá alcançar resultados ainda melhores no município de Abaetetuba. |
Abstract: | The present research aims to understand the social, identity and educational context of the University Campus of Abaetetuba of the Federal University of Pará. The objects of study of this work are the memories and identities of the professors trained by this Higher Education Institution, who returned to this same campus in the occupation of university professors, and the relationship of these aspects with the city/ municipality of Abaetetuba. In this way, our research is characterized by the qualitative approach and use of semi-structured interviews. In this sense, adheres to the methodology of Oral History allied to inductive and deductive methods. The research corpus consists of five professors egress from the University Campus of Abaetetuba: from Pedagogy, from Language Graduation Courses of Portuguese and Spanish, and two individuals linked to the coordination of this institution, who were interviewed between november 2023 and august 2024. In the present work, we use as theoretical foundation the concepts of Memories, Collective and Individual Memory according to Pollak (1989), Halbwachs (1990) and Le Goff (1994); identities in light of theorists such as Hall (2006, 2014) and Pollak (1992); and Cities, from the perspective of theorists such as Agier (2011), Harvey (2012) and Lefebvre (2013). Thus, we realize that this Educational Institution trains individuals academically and socially and during this process, these subjects learn new knowledge, change their mentalities, discover new skills and break taboos in society. However, there are still many difficulties for the advancement of science in the municipality. The campus needs more technological resources for classrooms, investments in student transportation, research grants and new projects development. In this way, academic education can achieve even better results in the municipality of Abaetetuba. |
Palavras-chave: | Amazônia Campus Universitário de Abaetetuba Cidade Docente egresso Identidade Memória Amazon University Campus of Abaetetuba City Professors egress Identity Memory |
Área de Concentração: | ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES |
Linha de Pesquisa: | IDENTIDADES: LINGUAGENS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Abaetetuba |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (Mestrado) - PPGCITE/Abaetetuba |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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