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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17176
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 16-Nov-2023 |
Autor(es): | CARDOSO, Michelly Conceição |
Primeiro(a) Orientador(a): | LOBATO, Vivian da Silva |
Primeiro(a) coorientador(a): | TOUTONGE, Eliana Campos Pojo |
Título: | Gosto muito de estar aqui: na cultura e na educação pela vivência e experiência no cordão do mapará, Abaetetuba-PA |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | CARDOSO, Michelly Conceição. Gosto muito de estar aqui: na cultura e na educação pela vivência e experiência no cordão do mapará, Abaetetuba-PA. Orientadora: Vivian da Silva Lobato; Coorientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Cidades, Territórios e Identidades) - Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17176. Acesso em:. |
Resumo: | A presente pesquisa trata do Cordão do Mapará do bairro da Angélica, Abaetetuba-PA, o qual configura-se como um teatro popular que problematiza a cultura e a educação como dimensões de uma mesma prática social, irradiadoras de processos educativos. Assim, o estudo busca compreender como se desenvolvem os processos educativos que permeiam esse folguedo junino, pela participação e envolvimento das crianças e adolescentes. Partimos da seguinte indagação: que processos educativos estão presentes em toda produção do Cordão do Mapará, em especial pela vivência e experiência de crianças e adolescentes? O objetivo central é investigar os processos educativos que nascem/veiculam no Cordão do Mapará pela participação das crianças e adolescentes. Para isso, a pesquisa envolveu uma vasta revisão bibliográfica e documental sobre o cordão presente no município de Abaetetuba bem como o uso de iconografias e fontes orais. Concomitante, houve a realização da pesquisa de campo utilizando-se de observações e entrevistas junto de atores envolvidos com esse folguedo junino, pautando a relação das crianças e adolescentes com tal prática. Os resultados apontam que tais sujeitos frequentadores do Cordão do Mapará constroem processos educativos a partir dos personagens e elementos locais/amazônicos que estão presentes nessa manifestação, e tais aprendizados, vivências e experiências em suas vidas constituem-se possibilidades concretas de cultivar e valorizar saberes, para além disso, essas crianças e adolescentes ao participarem da manifestação cultural estão em pleno desenvolvimento de suas potencialidades, na medida em que atuam e ocupam espaços na cena urbana da cidade. |
Abstract: | This research deals with Cordão do Mapará in the neighborhood of Angélica, Abaetetuba-PA, which is configured as a popular theater that problematizes culture and education as dimensions of the same social practice, radiating educational processes. Thus, the study seeks to understand how the educational processes that permeate this June festivities develop, through the participation and involvement of children and adolescents. We start with the following question: what educational processes are present in all Cordão do Mapará production, especially through the experiences of children and adolescents? The central objective is to investigate the educational processes that originate/occur in Cordão do Mapará through the participation of children and adolescents. To achieve this, the research involved a vast bibliographic and documentary review on the cordon present in the municipality of Abaetetuba as well as the use of iconography and oral sources. At the same time, field research was carried out using observations and interviews with actors involved with this June celebration, focusing on the relationship of children and adolescents with this practice. The results indicate that these subjects who frequent Cordão do Mapará build educational processes based on the local/Amazonian characters and elements that are present in this manifestation, and such learning, experiences and experiences in their lives constitute concrete possibilities for cultivating and valuing knowledge, Furthermore, these children and adolescents, when participating in the cultural event, are fully developing their potential, as they act and occupy spaces in the city's urban scene. |
Palavras-chave: | Teatro popular Cultura local e amazônica Crianças e adolescentes Processos educativos Popular theatre Local and amazonian culture Children and adolescents Educational processes |
Área de Concentração: | ESTUDOS SOCIAIS E SUAS HUMANIDADES |
Linha de Pesquisa: | IDENTIDADES: LINGUAGENS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Campus Universitário de Abaetetuba |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibabaetetuba@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (Mestrado) - PPGCITE/Abaetetuba |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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