Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17212
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 12-Mar-2024 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Gabrielle de Kassia Carrera de |
Primeiro(a) Orientador(a): | CORREA, Hevellyn Ciely da Silva |
Primeiro(a) coorientador(a): | SANTOS, Camila Backes dos |
Título: | Porque escrever parece com não morrer: uma leitura psicanalítica do romance Um Sopro de Vida de Clarice Lispector |
Citar como: | OLIVEIRA, Gabrielle de Kassia Carrera de. Porque escrever parece com não morrer: uma leitura psicanalítica do romance Um Sopro de Vida de Clarice Lispector. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2024. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17212. Acesso em:. |
Resumo: | Este trabalho traz reflexões acerca da escrita como contorno à morte a partir da leitura do romance Um Sopro de Vida, escrito por Clarice Lispector em seus últimos anos de vida e publicado postumamente, no ano de 1978, por sua amiga Olga Borelli. Sendo assim, no foco deste estudo está a relação que os dois personagens centrais da narrativa, Autor e Ângela Pralini, estabelecem com a escrita. Para tanto, em primeiro lugar, buscou-se abordar as especificidades das narrativas clariceanas, partindo da noção de estilo para a psicanálise. Em seguida, atentou-se às considerações freudianas sobre a criação literária, desde as suas primeiras publicações que correspondem ao período do primeiro dualismo, até a descoberta de um além do princípio do prazer e, consequentemente, da mudança do primeiro para o segundo dualismo pulsional. Posteriormente, realizou-se um percurso pelos textos freudianos a fim de colher suas pontuações sobre a morte e sua relação com o psiquismo. Diante disso, a partir da leitura do romance, pôde-se identificar que o impulso que deu origem à construção da narrativa, no caso do personagem Autor que cria a personagem Ângela Pralini, parte da necessidade de fazer algo diante da desestruturação trazida pela proximidade do próprio fim biológico, o que aponta para o que há de mais irrepresentável na vida psíquica do sujeito: a própria morte. Porém, a empreitada do personagem Autor não se encerra na tentativa de utilizar a escrita para contornar a iminência de seu fim biológico, pois o que mais lhe interessa no momento não é o destino de seu corpo, mas de seu espírito. Por esse motivo, interessou também pensar a noção de entre-duas-mortes, discutida por Jacques Lacan. A partir disso, viu-se que a morte não se restringe apenas ao fim biológico, mas abrange também o esquecimento e o desaparecimento do sujeito na dimensão simbólica, o que caracterizaria a segunda morte. Conclui-se então que, na narrativa de Lispector, a afirmação da escrita como sinônimo de vida figura como um recurso para evitar a segunda morte inscrevendo o sujeito nesse espaço entre duas mortes. |
Résumé: | Ce travail cherche à apporter des réflexions autour de l'écriture comme une manière de contourner la mort à partir de la lecture du roman Un souffle de vie, écrit par Clarice Lispector dans ses dernières années et publié après sa mort par son amie Olga Borelli en 1978. Ainsi, le centre de cette étude est la relation qu'entretiennent les deux personnages principaux du récit, Autor et Ângela Pralini, avec l'écriture. Pour cela, nous avons cherché, en premier lieu, à aborder les spécificités des récits de Clarice Lispector en partant de la notion de style selon la psychanalyse. Nous avons ensuite pris en compte les considérations freudiennes sur la création littéraire, depuis ses premières publications qui correspondent à la période du premier dualisme, jusqu'à la découverte d'un au-delà du principe de plaisir et, en conséquence, du passage du premier au second dualisme pulsionnel. Par la suite, nous avons réalisé un voyage à travers les textes freudiens afin de collecter ses commentaires sur la mort et sa relation avec la psyché. Compte-tenu de tout cela, à partir de la lecture du roman, il peut être identifié que l'envie qui a donné naissance à la construction du récit, dans le cas du personnage Autor qui crée le personnage Ângela Pralini, part de la nécessité de faire quelque chose face à la déstructuration apportée par la proximité de sa propre fin biologique, ce qui renvoie à ce qu'il y a de plus irreprésentable dans la vie psychique du sujet : sa propre mort. Cependant, l'empreinte du personnage Autor ne se réduit pas à la tentative d'utiliser l'écriture pour contourner l'imminence de sa fin biologique, car ce qui l'intéresse dans ce moment n'est pas tant la destinée de son corps que de son esprit. Pour cette raison, il était aussi intéressant de penser la notion de entre-deux-morts, discutée par Jacques Lacan. À partir de cela, nous avons vu que la mort ne se réduit pas seulement à la fin biologique, mais couvre aussi l'oubli et la disparition du sujet dans sa dimension symbolique, ce qui caractérise la seconde mort. Nous concluons donc que, dans le récit de Clarice Lispector, l'affirmation de l'écriture comme synonyme de vie apparaît comme une ressource pour éviter la seconde mort en inscrivant le sujet dans cet espace entre-deux-morts. |
Palavras-chave: | Escrita Criação literária Psicanálise Um sopro de vida Morte Écriture Création littéraire Mort Psychanalyse Un souffle de vie |
Área de Concentração: | PSICOLOGIA |
Linha de Pesquisa: | PSICANÁLISE: TEORIA E CLÍNICA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibhumanas@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Psicologia (Mestrado) - PPGP/IFCH |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_PorqueEscreverParece.pdf | 830,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons