Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17278
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 24-Oct-2024 |
metadata.dc.creator: | SILVA, Elba Renata Picanço da |
metadata.dc.description.affiliation: | Prefeitura Municipal de Castanhal - PMC |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Marilena Loureiro da |
Title: | Educação ambiental para a sustentabilidade da Amazônia Atlantica: desafios da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba |
Citation: | SILVA, Elba Renata Picanço da. Educação ambiental para a sustentabilidade da Amazônia Atlantica: desafios da Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba. Orientadora: Marilena Loureiro da Silva. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Bragança, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17278. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação busca problematizar discussões acerca da Educação Ambiental, vista como uma ferramenta fundamental para impulsionar a conscientização e a participação social no enfrentamento à crise socioambiental contemporânea. Nesse cenário, parte-se da compreensão de que a escola assume o papel social de contribuir de maneira decisiva para a promoção de uma melhor qualidade de vida na comunidade, por meio de práticas educativas, voltadas à sustentabilidade. A pesquisa teve, como objetivo, analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Emiliano Picanço da Costa, localizada na Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba, no município de Augusto Corrêa, Pará. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, de caráteres descritivo e exploratório, cuja revisão de literatura foi realizada, por meio de pesquisas bibliográfica e documental, e cuja estratégia de pesquisa foi o estudo de caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Emiliano Picanço da Costa. A coleta de dados se deu, por meio de entrevistas semiestruturadas, direcionadas para a gestão, para os docentes, para os coordenadores pedagógicos e para os alunos, utilizando-se de amostragem não probabilística, além de observações diretas, com registros no diário de campo. As informações foram organizadas e categorizadas, mediante a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a escola enfrenta diversos desafios para integrar a Educação Ambiental às práticas pedagógicas nela desenvolvidas. A abordagem atual é considerada insuficiente, assim como a formação continuada em Educação Ambiental, o que dificulta a implementação de práticas pedagógicas mais direcionadas e contextualizadas na escola. A falta de apoio institucional e as ações esporádicas também são apontadas como empecilhos, limitando o impacto das ações educativas. Conclui-se que, para superar essas barreiras, devem ocorrer iniciativas coordenadas, que fortaleçam a formação docente e que promovam uma maior integração entre o currículo da Escola Emiliano Picanço da Costa e a realidade socioambiental da RESEX Araí-Peroba. |
Abstract: | This dissertation seeks to problematize discussions about Environmental Education, seen as a fundamental tool for raising awareness and social participation in tackling the contemporary socio-environmental crisis. In this scenario, it is based on the understanding that schools have the social role of making a decisive contribution to promoting a better quality of life in the community, through educational practices aimed at sustainability. The aim of this research was to analyze the Environmental Education practices developed at the Emiliano Picanço da Costa Municipal Elementary and Secondary School, located in the Araí-Peroba Marine Extractive Reserve, in the municipality of Augusto Corrêa, Pará. This is an applied study with a qualitative approach, of a descriptive and exploratory nature, whose literature review was carried out through bibliographical and documentary research, and whose research strategy was the case study of the Emiliano Picanço da Costa Municipal Elementary and Secondary School. Data was collected through semi-structured interviews with management, teachers, pedagogical coordinators and students, using non-probabilistic sampling, as well as direct observations, recorded in a field diary. The information was organized and categorized using content analysis. The results showed that the school faces several challenges in integrating environmental education into its pedagogical practices. The current approach is considered insufficient, as is ongoing training in Environmental Education, which hinders the implementation of more targeted and contextualized pedagogical practices at the school. The lack of institutional support and sporadic actions are also pointed out as obstacles, limiting the impact of educational actions. The conclusion is that, in order to overcome these barriers, coordinated initiatives must be taken to strengthen teacher training and promote greater integration between the curriculum of the Emiliano Picanço da Costa School and the socio-environmental reality of the Araí-Peroba RESEX. |
Keywords: | Educação ambiental Escola Emiliano Picanço da Costa Currículo escolar RESEX Araí-Peroba |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AMBIENTAL |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Pará |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPA |
metadata.dc.publisher.department: | Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_EducacaoAmbientalSustentabilidade.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License