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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17421
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 4-Nov-2024 |
Autor(es): | GANTUSS, Sarah Costa |
Afiliação do(s) Autor(es): | SEDUC - Secretaria de Estado de Educação do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | MAGNO E SILVA, Walkyria Alydia Grahl Passos |
Título: | A influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas na prática de professores de inglês da educação básica |
Citar como: | GANTUSS, Sarah Costa. A influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas na prática de professores de inglês da educação básica. Orientadora: Walkyria Alydia Grahl Passos Magno e Silva. 2024. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17421. Acesso em: . |
Resumo: | Este trabalho analisou a influência do aconselhamento em aprendizagem de línguas (AAL) na prática de professores de inglês que atuam na educação básica, especificamente em escolas públicas. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, tendo como participantes quatro professores de língua inglesa que, em algum momento de sua formação, já atuaram como conselheiros em aprendizagem de línguas. Os dados foram constituídos por meio de questionário, observação de aulas, entrevista semiestruturada e grupo focal. A discussão foi desenvolvida com base nas obras de Carson e Mynard (2012), Kato e Mynard (2016), Magno e Silva (2016), Mozzon-Mcpherson e Tassinari (2020), entre outros. Os resultados mostraram que, apesar das dificuldades, como o grande número de alunos e carência de recursos adequados, o aconselhamento em aprendizagem de línguas exerceu influências sobre a prática do professor em sala de aula, tais como negociação, fomento à autonomia e a atenção a fatores afetivos. Esses achados evidenciam, que apesar dos desafios, as práticas de AAL podem oferecer subsídios para enriquecer a experiência de aprendizagem na escola pública. |
Abstract: | This thesis analyzes the influence of advising in language learning (ALL) on the practice of English teachers who work in elementary education, specifically in public schools. The study is characterized as a case study with four English language teachers as participants who, at some point in their training, have already worked as language learning advisors. Data were collected through a questionnaire, classroom observation, a semi-structured interview, and a focus group session. The discussion was developed based on the works of Carson and Mynard (2012), Kato and Mynard (2016), Magno and Silva (2016), Mozzon-Mcpherson and Tassinari (2020), among others. The results showed that, despite difficulties such as the large number of students and the lack of adequate resources, advising in language learning influenced the teacher's classroom practices, including negotiation, fostering autonomy, and attention to affective factors. These findings highlight that, despite the challenges, advising in language learning practices can provide valuable support to enhance the learning experience in public schools. |
Palavras-chave: | Aconselhamento Aprendizagem Línguas Pofessores Escola pública Advising Language Learning Teachers Public schools |
Área de Concentração: | ESTUDOS LINGUÍSTICOS |
Linha de Pesquisa: | ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E CULTURAS: MODELOS E AÇÕES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC |
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