Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17468
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Autor(es): | PAIXÃO JUNIOR, Hélio Nascimento da |
Primeiro(a) Orientador(a): | PESSOA, Wilton Rabelo |
Título: | Atividades de mediação de leitura em aulas de química sobre alimentação saudável e tabela periódica |
Citar como: | PAIXÃO JÚNIOR, Hélio Nascimento da. Atividades de mediação de leituras em aulas de química sobre alimentação saudável e tabela periódica. Orientador: Wilton Rabelo Pessoa. 2024. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17468. Acesso em:. |
Resumo: | O estudo da Química pode ampliar a visão dos estudantes sobre seu universo de vivências, ao mesmo tempo em que considerar tais contextos pode facilitar a compreensão desta ciência. No entanto, percebemos que ainda existe uma resistência ao seu estudo por parte dos alunos, principalmente ao deparar-se com um ensino que privilegia nomenclaturas, fórmulas e cálculos. Tal ensino faz o aluno perceber a Química a partir de uma visão estereotipada, ou em suas palavras, como ‘uma versão ainda mais complicada da matemática’. O presente trabalho propõe apresentar e discutir contribuições da interação entre mediação de leitura e ensino de química, já que a utilização dos textos científicos como recurso didático pode ser considerada como um meio facilitador da aprendizagem. Partimos da ideia que, despertar a curiosidade pela busca de novas informações, motiva o aluno a se envolver em sua aprendizagem, por isso, é importante promover sua enculturação desde o ensino básico, com o uso da linguagem científica no processo de ensino e aprendizagem da Química. Tal pesquisa tem como objetivo propor a mediação de leitura como recurso didático no ensino da Química, por meio da literatura científica, com o uso de artigos científicos – AC ou textos de divulgação científica – TDC, com intuito de promover e melhorar a construção do conhecimento científico em sala de aula. A mediação de leitura de AC ou TDC foi empregada como veículos de aprendizagem aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma Escola da Rede Pública de Ensino da Ilha de Mosqueiro/PA e, sobretudo, como forma de auxiliar os estudantes a pensar e se posicionar criticamente diante da sociedade.Os resultados desta pesquisa sugerem que a mediação de leitura, associada a atividades de escrita e discussão são fatores relevantes na aquisição de conhecimentos químicos, contribuindo para a formação de um aluno consciente e crítico sobre os problemas sociais. Em síntese, essa interação estabelecida entre leitor e texto científico pode contribuir para tornar a aprendizagem mais efetiva. |
Abstract: | The study of Chemistry can broaden the students' view of their universe of experiences, while considering such contexts can facilitate the understanding of this science. However, we realize that there is still resistance to its study by students, especially when faced with a teaching that privileges nomenclaturesand calculations. Such teaching makes the student perceive chemistry from a stereotyped view, or in his words, as 'an even more complicated version of mathematics'.The present work proposes to present and discuss contributions of the interaction between reading mediation and chemistry teaching, since the use of scientific texts as a didactic resource can be considered as a means of facilitating. We start from the idea that, arousing curiosity in the search for new information, motivates the student to get involved in their learning, so it is important to promote their enculturation from elementary school, with the use of scientific language in the teaching and learning process of Chemistry. This research aims to propose reading mediation as a didactic resource in the teaching of Chemistry, through scientific literature, with the use of scientific articles - AC or scientific popularization texts - TDC, in order to promote and improve the construction of knowledge in the classroom. AC or TDC reading mediation are used as learning vehicles for students in the first year of high school, in a School of the Public Teaching Network of Ilha de Mosqueiro/PA and, above all, as a way to help students to think and to position itself critically before society.The preliminary results of this research suggest that reading mediation, associated with writing and discussion activities are relevant factors in the acquisition of chemical knowledge, contributing to the formation of a conscious and critical student about social problems. In summary, this interaction established between reader and scientific text can contribute to making learning more effective. |
Palavras-chave: | Química-Estudo e ensino Letramento científico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte: | 1 CD-ROM |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_AtividadesMediacaoLeitura.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Produto_LeiturasAulasQuimica.pdf | 3,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons