Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17494
Tipo: | Tese |
Data do documento: | 30-Ago-2024 |
Autor(es): | BARRETO, Francelina Ribeiro |
Afiliação do(s) Autor(es): | UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana |
Primeiro(a) Orientador(a): | ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de |
Título: | A mesticagem na literatura latino-americana contemporânea: uma leitura da trilogia de Ospina |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | BARRETO, Francelina Ribeiro. A metaficção historiográfica em Paulina Chiziane, José Cardozo Pires e Márcio Souza: reflexões sobre a transfiguração da história em literaturas de Língua Portuguesa. Orientador: Carlos Henrique Lopes de Almeida. 2024. 137 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17494. Acesso em:. |
Resumo: | O presente trabalho tem como propósito refletir sobre as diferentes dimensões que o fato histórico assume no âmbito da ficção na literatura moçambicana, portuguesa e brasileira. O corpus de análise é composto por O alegre canto da perdiz (2018), de Paulina Chiziane, Balada da praia dos cães (2009), de José Cardoso Pires e Galvez, imperador do Acre (2022), de Márcio Souza (2022). Isso porque nessas narrativas, percebe-se um acontecimento histórico constitutivo do fazer literário: a colonização em Moçambique, a ditadura salazarista em Portugal e a anexação do Acre ao Brasil, momentos históricos representativos na construção dessas nações. Ademais, demonstrar-se-á como essas construções literárias de diferentes sociedades, nesse caso, africana, portuguesa e brasileira, realizam, por intermédio da literatura, textos originais representantes de posicionamentos ideológicos. Nesse sentido, este estudo propõe analisar as relações paradoxais entre literatura e história, de forma a demonstrar como elas interferem nas obras mencionadas. Assim, na possibilidade de estudos comparados com outras áreas do conhecimento, o que ora se propõe é uma análise comparativa de textos em língua portuguesa, cuja latência nota-se o conspecto da história, seja ela oficial ou não. Tratase, portanto, de uma investigação de caráter bibliográfico, com ênfase na discussão das relações entre literatura e realidade. Por este caminho, analisaremos os romances de Paulina Chiziane, de José Cardoso Pires e de Márcio Souza, que refletem o próprio processo de elaboração artística e, ao mesmo tempo, utilizam a história para contestar a sua veracidade. Dessa forma, nota-se que nas obras examinadas, a metaficção historiográfica se apresenta enquanto estratégia de reflexão da história, bem como de ressignificação e interpretação de fatos. Logo, observarse-á a metaficção historiográfica à luz dos estudos de Linda Hutcheon (1991) e de estudiosos como Zênia de Faria (2012) e Maria Tereza de Freitas (1986); a meta-história em Hayden White (1995) e o romance histórico a partir de Lukács (1983). Ademais, como a memória se apresenta como artifício nas obras analisadas, essa categoria será tratada por meio de Aleida Assmann (2011) e Halbwachs (2013). |
Abstract: | This paper has as its aim to reflect on the different dimensions that historical facts assume regarding fiction in the Mozambican, Portuguese and Brazilian literature. The corpus analyzed includes the O alegre canto da perdiz (2018), by Paulina Chiziane, Balada da praia dos cães (2009), by José Cardoso Pires and Galvez, imperador do Acre (2022), by Márcio Souza. In these narratives, it is possible to notice a historical event intertwined in the story: Mozambique’s colonization, Salazar’s dictatorship in Portugal and Acre’s annexation to Brazil; relevant historical moments in the construction of these nations. Furthermore, it is demonstrated how these literary constructions of different societies - African, Portuguese and Brazilian - produce, through literature, original texts which represent ideological positions. Therefore, this study proposes analyzing paradoxical relations between literature and history, in order to demonstrate how these interactions influence the above-mentioned works. When it comes to the possibility of comparative studies with other fields of knowledge, which is proposed is a comparative analysis of texts in Portuguese, whose latency ends up evidencing the conspectus of history, the official one or not. This investigation is bibliographical, which emphasizes the discussion on the relations between literature and society. Analyses are carried out on the novels written by Paulina Chiziane, José Cardoso Pires and Márcio Souza, works which reflect on the artistic elaboration process itself and, at the same time, use history to question its veracity. It is possible to notice that in these works the historiographic metafiction presents itself as a strategy of reflection on history, as well as of resignification and interpretation of facts. The historiographic metafiction is observed in the light of studies by Linda Hutcheon (1991), Zênia de Faria (2012) and Maria Tereza de Freitas (1986); the metastory is studied considering ideas in Hayden White (1994); and the historical novel is discussed using Lukács (1983). Moreover, as memory presents itself as an artifice in the works analyzed, this category is examined through Aleida Assmann (2011) and Halbwachs (2013). |
Resumen: | El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre las diferentes dimensiones que el hecho histórico asume en el ámbito de la ficción en la literatura mozambiqueño, portuguesa y brasileña. El corpus de análisis se basa en O alegre canto da perdiz (2018), de Paulina Chiziane, Balada da praia dos cães (2009), de José Cardoso Pires y Gálvez, imperador do Acre (2022), de Márcio Souza. Esto se debe a que en estas narrativas bearesíficas, uno percibe un evento histórico que constituye un hacer literário: La colonización en Mozambique, la dictadura de Salazar en Portugal y la anexión de Acre a Brasil, momentos históricos representativos en la construcción de estas naciones. Además, se demostrará cómo estas construcciones literarias de diferentes sociedades, en este caso, africana, portuguesa y brasileña, llevan a cabo a través de la literatura textos representativos de posiciones. En este sentido, esta tesis propone analizar las relaciones paradójicas entre literatura e historia, en las obras mencionadas, con el fin de demostrar cómo estos elementos se impregnan en la narrativa de los escritores, hasta el punto de liberarse de la imposición de la historia. Así, en la posibilidad de estudios comparados con otras áreas del conocimiento, lo que se propone es un análisis comparativo de textos de la literatura portuguesa en el que se observe la latencia del conspecto de la historia sea oficial o no. Se trata, por tanto, de una investigación bibliográfica, con énfasis en la discusión sobre las relaciones entre literatura y realidad. De esta manera, analizaremos las novelas de Paulina Chiziane, José Cardoso Pires y Márcio Souza, que reflexionan sobre el proceso de elaboración artística en sí y, al mismo tiempo, utilizan la historia para cuestionar su veracidad. Así, se observa que en las obras examinadas, la metaficción historiográfica se presenta como una estrategia de reflexión sobre la historia, así como de resignificación e interpretación de los hechos. Por lo tanto, la metaficción historiográfica se observa a la luz de los estudios de Linda Hutcheon (1991) y estudiosos como Zênia de Faria (2012) Maria Tereza de Freitas (1986); la metahistoria en Hayden White (1994), la novela histórica de Lukács (1983). Además, nos ocupamos de la Memoria através de Aleida Assmann (2011) y Halbwachs (2013). |
Palavras-chave: | Mestiçagem Decolonialidade Entrelugar Literatura William Ospina Mestizaje Descolonialidad Entremedio |
Área de Concentração: | ESTUDOS LITERÁRIOS |
Linha de Pesquisa: | LITERATURA, MEMÓRIAS E IDENTIDADES |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Letras e Comunicação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibletras@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Teses em Letras (Doutorado) - PPGL/ILC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_MetaficcaoHistoriograficaPaulina.pdf | 974,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons