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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17631
Tipo: | Dissertação |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Autor(es): | SOUZA, Naicha Stefanie Félix |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primeiro(a) Orientador(a): | CRISP, Alex Harley |
Título: | Características do ambiente escolar associadas à prática de educação física e ao deslocamento ativo em adolescentes de Belém-PA: um estudo multinível |
Citar como: | SOUZA, Naicha Stefanie Félix. Características do ambiente escolar associadas à prática de educação física e ao deslocamento ativo em adolescentes de Belém-PA: um estudo multinível. Orientador: Alex Harley Crisp. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17631. Acesso em:. |
Resumo: | Compreender como as características do ambiente escolar influenciam os comportamentos de atividade física dos adolescentes é essencial para o desenvolvimento de intervenções direcionadas. O objetivo deste estudo foi investigar as associações entre as características do ambiente escolar e os níveis de prática nas aulas de Educação Física (EF) e deslocamento ativo para a escola. Trata-se de um estudo transversal com amostragem de múltiplos estágios, envolvendo 1.719 adolescentes de 46 escolas de ensino médio, públicas e privadas, no município de Belém-PA. O tempo gasto nas aulas de EF e o deslocamento ativo na última semana foi autorrelatado com base no questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. As características do ambiente escolar foram obtidas por meio de questionários respondidos pelos gestores escolares e visitas de observação dos pesquisadores. Modelos de regressão binomial negativa inflacionada de zeros foram utilizados para lidar com a superdispersão e o excesso de zeros nos dados. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes (55,0%) não participava de aulas práticas de EF, com apenas 37,6% relatando 30 minutos ou mais de atividade por semana. Quanto ao deslocamento ativo, aproximadamente um terço dos adolescentes (34,6%) não realizava esse tipo de deslocamento. Na parte logit dos modelos ajustados, os fatores associados à redução das chances de não participação nas aulas de EF incluíram um maior número de professores de EF (OR = 0,79; IC 95%: 0,71–0,87), a presença de vestiários (OR = 0,66; IC 95%: 0,54–0,83) e a acessibilidade da escola (OR = 0,68; IC 95%: 0,54–0,86). Para o deslocamento ativo, a presença de calçadas (OR = 1,34; IC 95%: 1,03–1,74) e bicicletários (OR = 1,61; IC 95%: 1,26–2,05) aumentou as chances de não engajamento, enquanto as lombadas (OR = 0,60; IC 95%: 0,43–0,82) reduziram as chances de não engajamento. Em conclusão, as características do ambiente escolar têm o potencial de diminuir a não adesão às aulas práticas de EF entre os adolescentes. No entanto, os comportamentos de deslocamento ativo podem depender de fatores além da infraestrutura, exigindo uma exploração mais aprofundada. |
Abstract: | Understanding how school environment characteristics influence adolescent physical activity behaviors is essential for developing targeted interventions. The aim of this study was to investigate the associations between school environment characteristics and the levels of participation in Physical Education (PE) classes and active commuting to school. This is a cross sectional study with multistage sampling, involving 1,719 adolescents from 46 public and private high schools in the municipality of Belém, Pará. The time spent in PE classes and active commuting during the previous week was self-reported based on the National School Health Survey questionnaire. School environment characteristics were obtained through questionnaires completed by school administrators and researcher observation visits. Zero-inflated negative binomial regression models were used to address overdispersion and excess zeros in the data. The results indicated that the majority of students (55.0%) did not participate in practical PE classes, with only 37.6% reporting 30 minutes or more of activity per week. Regarding active commuting, approximately one-third of adolescents (34.6%) did not engage in this type of commuting. In the logit component of the adjusted models, factors associated with reduced odds of non-participation in PE classes included a higher number of PE teachers (OR = 0.79; 95% CI: 0.71–0.87), the presence of locker rooms (OR = 0.66; 95% CI: 0.54–0.83), and school accessibility (OR = 0.68; 95% CI: 0.54–0.86). For active commuting, the presence of sidewalks (OR = 1.34; 95% CI: 1.03–1.74) and bike racks (OR = 1.61; 95% CI: 1.26–2.05) increased the odds of non-engagement, while speed bumps (OR = 0.60; 95% CI: 0.43–0.82) reduced the odds of non-engagement. In conclusion, school environment characteristics have the potential to decrease non-adherence to practical PE classes among adolescents. However, active commuting behaviors may depend on factors beyond infrastructure, requiring further exploration. |
Palavras-chave: | Adolescente Atividade física Ambiente construído Saúde pública Amazônia Adolescents Physical activity Built environment Public health Amazon |
Área de Concentração: | BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO |
Linha de Pesquisa: | ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Ciências da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Fonte URI: | Disponível na internet via correio eletrônico: riufpabc@ufpa.br |
Aparece nas coleções: | Dissertações em Ciências do Movimento Humano (Mestrado) - PPGCMH/ICS |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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