Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | COSTA, Dhemersson Warly Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T12:02:01Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T12:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-19 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Dhemersson Warly Santos. Aprender embriológico e ensino de ciencias: composições de bestiário dos seres impossíveis. Orientadora: Maria dos Remédios de Brito. 2024. 153 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17657. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17657 | - |
dc.description.abstract | Nothing is permanent. Everything is embryological, life is a state of birth. If learning science deals with issues that permeate life, how can we not talk about the embryological flows in which learning itself is inserted? It is in this sense that the thesis argues that learning science goes through a state of embryology, in germinal conditions, in an act of creation, proposing a radicality in the processes of teaching and learning science, making something else flow, deeper than the dermis, o learn embryological sciences. Inspired by the vicissitudes that go through the embryo and the thought of the philosophy of difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari, we propose that embryological science learning has three characteristics: i) science as machination; ii) the development of processes and iii) the encounter with signs. To compose this conceptual landscape, we used, in addition to literature, the poetic process “The bestiary of impossible beings” and its consequences in science classes at a municipal school in Altamira/PA. In these lines of writing, learning connects with embryology, in a gesture of praise for the embryo, a way of embracing the vitalities of its ways of existing that can bring a breath of life to Science Teaching. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-08-22T12:01:17Z No. of bitstreams: 2 Tese_AprenderEmbriológicoEnsino.pdf: 8212209 bytes, checksum: 31a6b269e8fd8570a6cffc020c92113c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Kátia Martins (kmartins@ufpa.br) on 2025-08-22T12:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tese_AprenderEmbriológicoEnsino.pdf: 8212209 bytes, checksum: 31a6b269e8fd8570a6cffc020c92113c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-22T12:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tese_AprenderEmbriológicoEnsino.pdf: 8212209 bytes, checksum: 31a6b269e8fd8570a6cffc020c92113c (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2024-01-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Pará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.source | 1 CD-ROM | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Embriologia | pt_BR |
dc.title | Aprender embriológico e ensino de ciencias: composições de um bestiário dos seres impossíveis. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação Matemática e Científica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | BRITO, Maria dos Remédios de | - |
dc.description.resumo | Nada é perene. Tudo é embriológico, a vida é um estado de nascimento. Se o aprender ciências trata das questões que permeiam a vida, como não falar dos fluxos embriológicos em que o próprio aprender está inserido? É nesse sentido que a tese argumenta que o aprender ciências passa por um estado de embriologia, em condições germinativas, em ato de criação, propondo uma radicalidade nos processos de ensinar e aprender ciências, fazendo fluir uma outra coisa, mais profunda que a derme, o aprender ciências embriológico. Inspirados nas vicissitudes que atravessam o embrião e o pensamento da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari propomos que o aprender ciências embriológico possui três características: i) a ciência como maquinação; ii) o devir dos processos e iii) o encontro com os signos. Para compor essa paisagem conceitual agenciamos, além da literatura, o processo poético “O bestiário dos seres impossíveis” e seus desdobramentos nas aulas de ciências de uma escola da rede municipal de Altamira/PA. Nestas linhas de escrita, o aprender se conecta com a embriologia, em um gesto de elogio ao embrião, uma forma de abraçar as vitalidades dos seus modos de existir que podem trazer um sopro de vida para o Ensino de Ciências. | pt_BR |
dc.publisher.program | (Sem programa) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_AprenderEmbriológicoEnsino.pdf | 8,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons