Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17657
Tipo: Tese
Fecha de publicación : 19-ene-2024
Autor(es): COSTA, Dhemersson Warly Santos
Primer Orientador: BRITO, Maria dos Remédios de
Título : Aprender embriológico e ensino de ciencias: composições de um bestiário dos seres impossíveis.
Citación : COSTA, Dhemersson Warly Santos. Aprender embriológico e ensino de ciencias: composições de bestiário dos seres impossíveis. Orientadora: Maria dos Remédios de Brito. 2024. 153 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17657. Acesso em:.
Resumen: Nada é perene. Tudo é embriológico, a vida é um estado de nascimento. Se o aprender ciências trata das questões que permeiam a vida, como não falar dos fluxos embriológicos em que o próprio aprender está inserido? É nesse sentido que a tese argumenta que o aprender ciências passa por um estado de embriologia, em condições germinativas, em ato de criação, propondo uma radicalidade nos processos de ensinar e aprender ciências, fazendo fluir uma outra coisa, mais profunda que a derme, o aprender ciências embriológico. Inspirados nas vicissitudes que atravessam o embrião e o pensamento da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari propomos que o aprender ciências embriológico possui três características: i) a ciência como maquinação; ii) o devir dos processos e iii) o encontro com os signos. Para compor essa paisagem conceitual agenciamos, além da literatura, o processo poético “O bestiário dos seres impossíveis” e seus desdobramentos nas aulas de ciências de uma escola da rede municipal de Altamira/PA. Nestas linhas de escrita, o aprender se conecta com a embriologia, em um gesto de elogio ao embrião, uma forma de abraçar as vitalidades dos seus modos de existir que podem trazer um sopro de vida para o Ensino de Ciências.
Resumen : Nothing is permanent. Everything is embryological, life is a state of birth. If learning science deals with issues that permeate life, how can we not talk about the embryological flows in which learning itself is inserted? It is in this sense that the thesis argues that learning science goes through a state of embryology, in germinal conditions, in an act of creation, proposing a radicality in the processes of teaching and learning science, making something else flow, deeper than the dermis, o learn embryological sciences. Inspired by the vicissitudes that go through the embryo and the thought of the philosophy of difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari, we propose that embryological science learning has three characteristics: i) science as machination; ii) the development of processes and iii) the encounter with signs. To compose this conceptual landscape, we used, in addition to literature, the poetic process “The bestiary of impossible beings” and its consequences in science classes at a municipal school in Altamira/PA. In these lines of writing, learning connects with embryology, in a gesture of praise for the embryo, a way of embracing the vitalities of its ways of existing that can bring a breath of life to Science Teaching.
Palabras clave : Ensino de ciências
Embriologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: (Sem programa)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Teses em Educação em Ciências e Matemáticas (Doutorado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_AprenderEmbriológicoEnsino.pdf8,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons