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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 29-may-2025
Autor(es): SILVA, Lucas Carvalho
Primer Orientador: LIMA NETO, Aarão Ferreira
Título : Análise experimental da influência de ancoragens e taxas de armadura na resistência à flexão de consolos longos reforçados com laminados de fibra de carbono
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citación : SILVA, Lucas Carvalho. Análise experimental da influência de ancoragens e taxas de armadura na resistência à flexão de consolos longos reforçados com laminados de fibra de carbono. Orientador: Aarão Ferreira Lima Neto. 2025. 135 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17659. Acesso em:.
Resumen: Para o reparo e reforço de consolos de concreto armado, buscam-se soluções que prolonguem a vida útil dessas estruturas, aumentem sua capacidade de carga, reduzam deformações e limitem a propagação de fissuras. Portanto, este trabalho apresenta ensaios em modelos experimentais de consolos reforçados com laminados de Polímeros Reforçados com Fibra de Carbono (PRFC) para analisar o acréscimo de resistência nestes modelos. Todos os consolos são chanfrados e possuem a mesma geometria. Com isso, a relação entre o posicionamento do carregamento (a) e a altura útil (d) será de aproximadamente 1,28, podendo o mesmo ter características de verificação de um consolo ou de uma viga em balanço. Dessa forma, todas as peças possuem arranjo geométrico com 250 mm de largura, altura de engastamento de 400 mm, altura na face externa de 200 mm e comprimento de 570 mm. O principal objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento do reforço, conforme a variação da taxa de armadura principal e da ancoragem, comparar os resultados experimentais com normas vigentes e verificar se os sistemas de ancoragem propostos evitarão modos de ruptura prematuros. As dimensões do reforço consistem em um laminado de (50x1440) mm, aplicado nas duas faces do consolo. Foram analisadas duas configurações para o sistema de ancoragem. O primeiro método de aplicação do sistema de ancoragem consiste na fixação de parafusos através de chapas que não perfuram o laminado, denominado Hybrid bonding (HB). O segundo método, classificado como FT (devido a forma de aplicação do laminado), utiliza os próprios laminados do reforço, sendo feitas sobreposições sendo a última no sentido perpendicular ao reforço e camadas anteriores. Em relação aos resultados, foi observado que ambos os métodos de ancoragem são eficientes para o acréscimo de resistência dos espécimes, sendo o HB o método de ancoragem mais adequado. Além disso, conforme a taxa de armadura, os incrementos de resistência, proporcionados pelo reforço, variam, sendo menos eficientes em consolos com maiores taxas de armadura principal. Por fim, observou-se que os métodos de ancoragem propostos não foram totalmente eficazes em impedir o descolamento do reforço ao longo do laminado. No entanto, destaca-se que nos consolos com ancoragem HB, mesmo com o descolamento do reforço, a ancoragem foi capaz de conter o escorregamento total, contribuindo para o aumento de ductibilidade do consolo, mesmo após o descolamento.
Resumen : For the repair and strengthening of reinforced concrete corbels, solutions are sought that extend the service life of these structures, increase their load-bearing capacity, reduce deformations, and limit crack propagation. Therefore, this study presents tests on experimental models of corbels strengthened with Carbon Fiber Reinforced Polymer (CFRP) laminates to analyze the strength enhancement in these models. All corbels are chamfered and have the same geometry. Thus, the ratio between the load application point (a) and the effective depth (d) is approximately 1.28, allowing the behavior to be characteristic of either a corbel or a cantilever beam. All specimens have a geometric arrangement with 250 mm width, 400 mm embedded height, 200 mm height at the outer face, and 570 mm length. The main objective of this research is to analyze the behavior of the reinforcement according to the variation in the main reinforcement ratio and the anchorage method, to compare the experimental results with current standards, and to verify whether the proposed anchorage systems prevent premature failure modes. The reinforcement dimensions consist of a (50x1440) mm laminate applied to both faces of the corbel. Two configurations of the anchorage system were analyzed. The first anchorage method involves attaching bolts through plates that do not perforate the laminate, known as Hybrid Bonding (HB). The second method, classified as FT (based on the laminate application approach), uses the reinforcement laminates themselves, with overlapping layers — the final one being applied perpendicular to the reinforcement and previous layers. Regarding the results, it was observed that both anchorage methods are effective in increasing the strength of the specimens, with HB being the most suitable anchorage method. Furthermore, depending on the reinforcement ratio, the strength gains provided by the reinforcement vary, being less effective in corbels with higher main reinforcement ratios. Finally, it was noted that the proposed anchorage methods were not entirely effective in preventing debonding along the laminate. However, it is worth highlighting that in the corbels with HB anchorage, even with reinforcement debonding, the anchorage was able to prevent complete slippage, contributing to increased ductility of the corbel even after debonding.
Palabras clave : Laminados de PRFC
Consolo
Flexão
Sistema de ancoragem
CFRP laminates
Corbel
Bending
Anchorage system
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: INFRAESTRUTURA
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ESTRUTURAS
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETO
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via Sagitta
Aparece en las colecciones: Dissertações em Engenharia de Infraestrutura e Desenvolvimento Energético (Mestrado) - PPGINDE/NDAE/Tucuruí

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