Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17663
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.creatorDIOGO, Carla Braga-
dc.date.accessioned2025-08-25T12:44:53Z-
dc.date.available2025-08-25T12:44:53Z-
dc.date.issued2025-06-25-
dc.identifier.citationDIOGO, Carla Braga. Um guia de requisitos de softwares educativos para mulheres. Orientadora: Viviane Almeida dos Santos. 2025. [2], 36 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17663. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17663-
dc.description.abstractInformation and communication technologies (ICTs) have demonstrated a crucial role in enabling gender equality, and are also one of the goals of the United Nations (UN). This paper presents a guide of recommendations to guide developers in the process of specifying educational software for women, thus facilitating the gathering of requirements for this audience. The guide was created based on the Design Thinking approach and, through Empathy, used a technique based on Personas through a case study of self-employed women from the Tucuruí Lake Region. It is estimated that through the adoption of this guide there will be greater ease in defining requirements and incentive in the creation of educational applications for women.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Melissa Feitosa (melissa.feitosa@tucurui.ufpa.br) on 2025-08-22T16:35:36Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao_GuiaRequisitosSoftwares.pdf: 5174477 bytes, checksum: fbe43f217d39e71de1a3ca989a556846 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Mayara Menezes (mayara@ufpa.br) on 2025-08-25T12:44:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao_GuiaRequisitosSoftwares.pdf: 5174477 bytes, checksum: fbe43f217d39e71de1a3ca989a556846 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-25T12:44:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao_GuiaRequisitosSoftwares.pdf: 5174477 bytes, checksum: fbe43f217d39e71de1a3ca989a556846 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2025-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.source.uriDisponível na internet via Sagittapt_BR
dc.subjectRequisitospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUm guia de requisitos de softwares educativos para mulherespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruípt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Viviane Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1489376127395764pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2336150020470041pt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm demonstrado um papel crucial para possibilitar a igualdade de gênero, sendo também um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). Este trabalho apresenta um guia de recomendações para orientar desenvolvedores(as) no processo de especificação de softwares educativos para o público feminino, sendo assim, facilitar o levantamento de requisitos para este público. O guia foi feito com base na abordagem de Design Thinking e por meio da Empatia utilizou uma técnica baseada em Personas através de um estudo de caso de mulheres autônomas da Região do Lago de Tucuruí. Estima-se que através da adoção deste guia exista maior facilidade na definição de requisitos e incentivo na criação de aplicações educacionais para mulheres.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.subject.linhadepesquisaDESENVOLVIMENTO DE SISTEMASpt_BR
dc.subject.areadeconcentracaoCOMPUTAÇÃO APLICADApt_BR
dc.description.affiliationUFPA - Universidade Federal do Parápt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_GuiaRequisitosSoftwares.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons