Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17663
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 25-jun-2025 |
Autor(es): | DIOGO, Carla Braga |
metadata.dc.description.affiliation: | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Primer Orientador: | SANTOS, Viviane Almeida dos |
Título : | Um guia de requisitos de softwares educativos para mulheres |
Citación : | DIOGO, Carla Braga. Um guia de requisitos de softwares educativos para mulheres. Orientadora: Viviane Almeida dos Santos. 2025. [2], 36 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2025. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/17663. Acesso em:. |
Resumen: | As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm demonstrado um papel crucial para possibilitar a igualdade de gênero, sendo também um dos objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU). Este trabalho apresenta um guia de recomendações para orientar desenvolvedores(as) no processo de especificação de softwares educativos para o público feminino, sendo assim, facilitar o levantamento de requisitos para este público. O guia foi feito com base na abordagem de Design Thinking e por meio da Empatia utilizou uma técnica baseada em Personas através de um estudo de caso de mulheres autônomas da Região do Lago de Tucuruí. Estima-se que através da adoção deste guia exista maior facilidade na definição de requisitos e incentivo na criação de aplicações educacionais para mulheres. |
Resumen : | Information and communication technologies (ICTs) have demonstrated a crucial role in enabling gender equality, and are also one of the goals of the United Nations (UN). This paper presents a guide of recommendations to guide developers in the process of specifying educational software for women, thus facilitating the gathering of requirements for this audience. The guide was created based on the Design Thinking approach and, through Empathy, used a technique based on Personas through a case study of self-employed women from the Tucuruí Lake Region. It is estimated that through the adoption of this guide there will be greater ease in defining requirements and incentive in the creation of educational applications for women. |
Palabras clave : | Requisitos Mulheres Software Educação |
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: | COMPUTAÇÃO APLICADA |
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: | DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia - NDAE/Tucuruí |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via Sagitta |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Computação Aplicada (Mestrado) - PPCA/NDAE/Tucuruí |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_GuiaRequisitosSoftwares.pdf | 5,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons