Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1853
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 2-jun-2006
Autor(es): SILVA, Jeane do Socorro Costa da
Primer Orientador: GUERRA, Renato Borges
Título : Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil
Otros títulos : Mathematics in the EJA: a proposal for workers of the civil construction
Citación : SILVA, Jeane do Socorro Costa da. Matemática na EJA: uma proposta para trabalhadores da construção civil. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2006. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Resumen: Neste trabalho apresentamos uma proposta de Aprendizagem Significativa em Matemática, na Educação de Jovens e Adultos, para trabalhadores da construção civil. O foco de estudo incide em explorar os saberes profissionais dos trabalhadores da construção civil na construção dos conceitos de medida de área e grandezas diretamente proporcionais. A pesquisa ancora-se em conversas realizadas com pedreiros no canteiro de obras onde identificamos os saberes profissionais que serviram de facilitadores para a passagem do concreto para o abstrato, partindo do cotidiano profissional dos pedreiros, das suas experiências de vida, dos conhecimentos práticos adquiridos em seu trabalho até chegarmos à construção de conceitos matemáticos abstratos.
Resumen : This study presents a Significant Learning proposal in Mathematics, in the Young and Adult Education, to people who work at the construction field. The focus of the study explores the professional knowledge of the construction field workers to build the concepts of area measurements and directly proportional greatnesses. The research is based on conversations with workers in their spot of work, where the professional knowledge was identified as facilitators to the passage from the concrete to the abstract. It was from their professional everyday life, their life experiences, practical knowledge acquired at work that made us reach the building of abstract mathematics concepts.
Palabras clave : Educação de adulto
Matemática
Construção civil
Programa Educação de Jovens e Adultos
Trabalhadores
Ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Educação Matemática e Científica
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_MatematicaEJAProposta.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons