Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2951
Tipo: | Dissertação |
Fecha de publicación : | 8-abr-2011 |
Autor(es): | SILVA, Denivaldo Pantoja da |
metadata.dc.description.affiliation: | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Primer Orientador: | GUERRA, Renato Borges |
Título : | Regra de três: prática escolar de modelagem matemática |
metadata.dc.description.sponsorship: | SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação |
Citación : | SILVA, Denivaldo Pantoja da. Regra de três: prática escolar de modelagem matemática. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2011. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas. |
Resumen: | O objetivo desta pesquisa é apontar caminhos que possam levar, mesmo que parcialmente, à compreensão do ensino da regra de três como iniciação de uma consciência critica que revele os modelos matemáticos como algo mais que matemática, como construtos dos sujeitos culturais, formados nos seios de grupos com quem compartilham atividades, e, portanto, que tais modelos matemáticos não estão livres de interesses e intenções outras não matemáticas. E ainda, Discutiu-se sobre ambigüidade com relação à aplicação da proporcionalidade no enfrentamento de problemas de regra de três. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores que participaram de um curso de formação continuada para professores das séries finais do ensino fundamental. Aqui, à luz da Educação Matemática Critica e aliada aos tipos de problemas tratados ao largo de sua história pode permitir um fazer docente da regra de três algebrizada relacionada a outros temas escolares, matemáticos e não matemáticos. Verificou-se que o caráter prático da regra de três ao longo do tempo, torna possível construir uma compreensão que revele esse fazer como um fazer algebrizado que pode promover o ensino da modelagem matemática na escola. |
Palabras clave : | Matemática Modelo matemático Ensino fundamental Regra de três |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Instituto: | Instituto de Educação Matemática e Científica |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Dissertações em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGECM/IEMCI |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RegraTresPratica.pdf | 892,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons