Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7603
Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 1-mar-2012
Autor(es): RODRIGUES JUNIOR, Walter Gomes
Primer Orientador: COSTA, Luizan Pinheiro da
Título : Do clic na EJA ao furo da lata: experimentações fotográficas na educação e no cotidiano
Citación : RODRIGUES JUNIOR, Walter Gomes. Do clic na EJA ao furo da lata: experimentações fotográficas na educação e no cotidiano. Orientador: Luizan Pinheiro da Costa. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7603. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho revela dois processos de experimentações com a imagem através da fotografia: o primeiro direcionado a uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola Pública de Belém/PA, e o segundo direcionado a um grupo de jovens de uma comunidade do Bairro da Terra Firme da periferia de Belém/PA. Buscando deflagrar novas interpretações e subjetividades a partir de experimentações com a fotografia em seus múltiplos aspectos, apontamos nossas lentes para além de uma produção técnica, na direção de uma percepção que adentre o que se vê daqueles que constroem a sua própria identidade. Todo o processo vivenciado esteve preocupado em desenvolver o senso estético dos alunos e principalmente em reeducar o olhar a uma postura mais sensível, atenta aos detalhes do dia-a-dia e crítica, partindo dos princípios da observação, experimentação e pesquisa. Optamos por este tipo de abordagem por acreditar que a fotografia, dada toda uma trajetória imagética, histórica e conceitual, dentro e fora de um contexto escolar, pode contribuir para a formação dos indivíduos na sociedade.
Resumen : This study reveals two processes of experimentation with the image through photography: the first aimed at a group of students of Youth and Adults (EJA) from a Public School in Bethlehem / PA, and the second directed at a group of young community of the District of Mainland on the outskirts of Bethlehem / PA. Seeking to unleash new subjectivities and interpretations from experimenting with photography in its many aspects, we point our lenses as well as a production technique, in the direction of a perception that step into what we see those who build their own identity. The whole process experienced was concerned to develop the aesthetic sense of students and especially in re-educate the eye to a more sensitive, attentive to detail the day-to-day and critical, based on principles of observation, experimentation and research. We chose this approach because we believe that photography, all given end trajectory imagery, historical and conceptual, within and outside a school context, can contribute to the training of individuals in society.
Palabras clave : Fotografia na educação
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Ensino da arte
Fotografia artesanal
Fotografia pinhole
Terra Firme (Belém, PA)
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Ciências da Arte
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Artes (Mestrado) - PPGARTES/ICA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_ClicEjaFuro.pdf6,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons