Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAUJO, Elisama Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-07T15:57:53Z-
dc.date.available2017-04-07T15:57:53Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationARAUJO, Elisama Fernandes. Do desenho à pintura: o visualismo na escrita de Clarice Lispector. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Letras.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8117-
dc.description.provenanceSubmitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-07T15:56:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenhoPinturaVisualismo.pdf: 808358 bytes, checksum: 7861ff3408bfde906aed10cbf1981b1d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-04-07T15:57:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenhoPinturaVisualismo.pdf: 808358 bytes, checksum: 7861ff3408bfde906aed10cbf1981b1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-04-07T15:57:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesenhoPinturaVisualismo.pdf: 808358 bytes, checksum: 7861ff3408bfde906aed10cbf1981b1d (MD5) Previous issue date: 2016-02-25en
dc.description.sponsorshipFAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectLispector, Clarice, 1925-1977pt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectVisualismopt_BR
dc.titleDo desenho à pintura: o visualismo na escrita de Clarice Lispectorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.contributor.advisor1GUIMARÃES, Mayara Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6834076554286321pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4777340794711175pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva traçar um diálogo interastístico entre desenho, pintura e escrita, tendo como recorte o visualismo presente em Água Viva e Um Sopro De Vida de Clarice Lispector. Para embasar esta pesquisa, convocamos os estudos do filósofo Georges Didi-Huberman por meio de seus livros O que vemos, o que nos olha e Sobrevivência dos vaga-lumes e os estudos de Gerd Bornheim a fim de fazer uma “revisão histórica” do ato de ver, e de Maurice Blanchot, no intuito de situar a questão da importância do olhar e do vazio que se abrem em decorrência disso, pois esse processo funciona como o propulsor das imagens presentes na narrativa clariciana. Nos apropriamos ainda dos estudos de Sônia Roncador com o propósito de discorrer sobre um efeito de deflação que ocorre nos textos claricianos da década de setenta, e, para isso, citamos Roland Barthes uma vez que o termo “deflação” aparece em seus ensaios críticos sobre as pinturas e desenhos do artista plástico norte-americano Cy Twombly. Michel Foucault e Walter Benjamin entram no diálogo a fim de discorrermos sobre a transformação que ocorreu na passagem da era clássica para a era moderna e quais implicações esse processo trouxe para a linguagem, no contexto da obra de Clarice Lispector. Também se faz presente nessa dissertação o estudo de Carlos Mendes de Sousa sobre a obra de Clarice Lispector, que renova a fortuna crítica clariciana, com o objetivo de dissertar em torno do tema sobre o visualismo e seus desdobramentos na relação entre palavra e imagem. Utilizaremos ainda o conceito de devir de Gilles Deleuze e Félix Guattari, para entendermos em que sentido o texto literário é uma composição que aponta para a escrita como devir e como a palavra em Água viva “devém-imagem”.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.resumeCette recherche vise à établir un dialogue entre le dessin, la peinture et l'écriture, ayant comme coupe le visualisme présent dansÁgua Viva et Um Sopro De Vida de Clarice Lispector. Pour soutenir cette recherche, nous appelons les études du philosophe Georges Didi-Huberman à travers ses livres O que vemos, o que nos olha et Sobrevivência dos vaga-lumes et les études de Gerd Bornheim afin de faire un "examen historique" de l'acte de voir dès la philosophie classique, les philosophes présocratiques jusqu‟à la métaphysique occidentale et Maurice Blanchot, afin de placer la question de l'importance du régard et de la vacuité qui s‟en ouvre à la suite, puisque ce processus fonctionne comme le propulseur des images dans le récit de Clarice. Nous nous approprions encore les études de Sonia Roncador afin de discuter sur un effet de déflation qui se produit dans les textes clariceanos des années soixante-dix, et pour cela, nous citons Roland Barthes précisément parce que le terme apparaît d'abord dans ses essais critiques sur les peintures et dessins de l'artiste américain Cy Twombly. Michel Foucault et Walter Benjamin entrent dans le dialogue afin de discourir au sujet de la transformation qui a eu lieu dans le passage de l'ère classique à l'ère moderne et sur quelles implications ce processus a apporté à la langue. Il est également présent dans cette dissertation l'étude de Carlos Mendes de Sousa sur l‟oeuvre de Clarice Lispector, qui renouvele la fortune de la critique de Clarice, afin de disserter autour du thème du visualisme et ses développements dans la relation entre le mot et l‟image. Nous utiliserons encore le concept de devir de Gilles Deleuze et Félix Guattari, pour comprendre dans quel sens le texte littéraire est unecomposition qui désigne l'écriture comme devir et comme la parole dans Água viva "devient-image".pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações em Letras (Mestrado) - PPGL/ILC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_DesenhoPinturaVisualismo.pdf789,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons