Gênero textual anúncio publicitário: ensino, persuasão e meio ambiente em uma escola estadual de Belém-Pará

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2015-08-17

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Universidade Federal do Pará

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MONTEIRO, Tânia Regina do Nascimento. Gênero textual anúncio publicitário: ensino, persuasão e meio ambiente em uma escola estadual de Belém-Pará. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Instituto de Letras e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.

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A presente pesquisa pretende mostrar como o ensino da Língua Portuguesa pode levar os alunos a um agir em defesa de uma causa, unindo o trabalho com o gênero textual Anúncio Publicitário e temáticas da área da Educação Ambiental. Os estudos foram baseados em bibliografias referentes ao trabalho com os gêneros de texto e, ainda, nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (BRASIL. MEC, 1998) e do tema transversal Meio Ambiente (BRASIL. MEC, 1998). Ambos recomendam um ensino voltado à cidadania e à prática social enfatizando a importância de envolver no conteúdo das disciplinas, incluindo a LP, assuntos que estão em evidência no dia-a-dia dos indivíduos e da coletividade a fim de tornar o ensino mais significativo e contextualizado. Dessa forma, este trabalho apresenta uma sequência de atividades com o gênero textual Anuncio Publicitário na perspectiva de intervir em uma realidade socioambiental da Escola Estadual de Ensino Fundamental Maroja Neto, localizada em Belém (Pará). O projeto teve como público alvo alunos da 4a Etapa, da Educação de Jovens e Adultos, que conheceram conteúdos específicos relacionados à construção do gênero a fim de que pudessem reconhecer o poder de persuasão desses textos quando estão em circulação social e, também, produziram uma campanha para sensibilizar a comunidade dos três turnos a preservar o espaço escolar e a combater a violência entre os discentes. Os conteúdos estudados pelos alunos se concentraram em abordagens relacionadas às linguagens verbal e não verbal, argumentação e persuasão no texto publicitário.

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CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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MONTEIRO, Tânia Regina do Nascimento. Gênero textual anúncio publicitário: ensino, persuasão e meio ambiente em uma escola estadual de Belém-Pará. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Instituto de Letras e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional.