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Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras

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Data

01-12-2015

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Editora(s)

Universidade Federal do Pará

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Acesso Abertoaccess-logo

Contido em

Psicologia Escolar e Educacional

Citação

CASTELAR, Marilda et al. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 595-602, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300595&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193911>.

DOI

Este artigo aborda o brincar e o brinquedo na constituição da mulher negra pelas práticas educativas escolares, no ensino básico, público e privado. As práticas escolares devem interrogar a produção e reprodução dos padrões comportamentais e estéticos, os quais operam relações de discriminação negativa de gênero e raciais. Na pesquisa foram utilizados como recursos metodológicos: a história oral, por meio de histórias de vida e entrevistas gravadas e transcritas com oito mulheres, professoras negras, em Salvador (BA). Foi realizado levantamento bibliográfico e revisão da literatura. As análises foram feitas pela análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: memórias, relações com a atualidade e as práticas profissionais ligadas à gênero e racismo na escola. O brinquedo e a brincadeira apareceram como analisadores do racismo e estereótipo de gênero na educação escolar, implicando no sofrimento das crianças. Sugere-se a adaptação curricular no trabalho escolar, considerando a promoção da equidade escolar.

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CASTELAR, Marilda et al. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 595-602, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300595&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193911>.