Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8955
Tipo: Artigo de Periódico
Fecha de publicación : dic-2015
Autor(es): CASTELAR, Marilda
LEMOS, Flávia Cristina Silveira
KHOURI, Jamille Georges Reis
ANDRADE, Thaís
Título : Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras
Otros títulos : Toys and play in the lives of black women educators
Juguetes y jugar en la vida de mujeres educadoras negras
Citación : CASTELAR, Marilda et al. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 595-602, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300595&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193911>.
Resumen: Este artigo aborda o brincar e o brinquedo na constituição da mulher negra pelas práticas educativas escolares, no ensino básico, público e privado. As práticas escolares devem interrogar a produção e reprodução dos padrões comportamentais e estéticos, os quais operam relações de discriminação negativa de gênero e raciais. Na pesquisa foram utilizados como recursos metodológicos: a história oral, por meio de histórias de vida e entrevistas gravadas e transcritas com oito mulheres, professoras negras, em Salvador (BA). Foi realizado levantamento bibliográfico e revisão da literatura. As análises foram feitas pela análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: memórias, relações com a atualidade e as práticas profissionais ligadas à gênero e racismo na escola. O brinquedo e a brincadeira apareceram como analisadores do racismo e estereótipo de gênero na educação escolar, implicando no sofrimento das crianças. Sugere-se a adaptação curricular no trabalho escolar, considerando a promoção da equidade escolar.
Resumen : This article discusses the play and the toy in the constitution of black women by school education practices, basic education, public and private. School practices should examine the production and reproduction of behavioral and aesthetic standards, which operate negative discrimination of gender relations and racial. In the survey were used as methodological resources: the oral history through life stories and recorded and transcribed interviews with eight women, African teachers in Salvador (BA). It was conducted literature and literature review. Analyses were performed by the content analysis, from the following categories: memories, relationships with current and professional practices related to gender and racism at school. The toy and the game appeared as racism analyzers and gender stereotypes in education, resulting in the suffering of children. Curriculum adaptation is suggested in schoolwork, considering the promotion of educational equity.
Palabras clave : Brinquedos
Brincar
Mulheres negras
Educadoras
Racismo
Series/Report no.: Psicologia Escolar e Educacional
ISSN : 2175-3539
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Artigos Científicos - IFCH

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf321,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons