Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCASTELAR, Marilda-
dc.creatorLEMOS, Flávia Cristina Silveira-
dc.creatorKHOURI, Jamille Georges Reis-
dc.creatorANDRADE, Thaís-
dc.date.accessioned2017-08-03T16:45:30Z-
dc.date.available2017-08-03T16:45:30Z-
dc.date.issued2015-12-
dc.identifier.citationCASTELAR, Marilda et al. Brinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negras. Psicologia Escolar e Educacional, Maringá, v. 19, n. 3, p. 595-602, set./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000300595&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 ago. 2017. <http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193911>.pt_BR
dc.identifier.issn2175-3539pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8955-
dc.description.abstractThis article discusses the play and the toy in the constitution of black women by school education practices, basic education, public and private. School practices should examine the production and reproduction of behavioral and aesthetic standards, which operate negative discrimination of gender relations and racial. In the survey were used as methodological resources: the oral history through life stories and recorded and transcribed interviews with eight women, African teachers in Salvador (BA). It was conducted literature and literature review. Analyses were performed by the content analysis, from the following categories: memories, relationships with current and professional practices related to gender and racism at school. The toy and the game appeared as racism analyzers and gender stereotypes in education, resulting in the suffering of children. Curriculum adaptation is suggested in schoolwork, considering the promotion of educational equity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-08-03T16:45:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf: 329696 bytes, checksum: f6178b404047d204c8976fbea029cfa7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Alcantara (lalcantara@ufpa.br) on 2017-08-03T16:45:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf: 329696 bytes, checksum: f6178b404047d204c8976fbea029cfa7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T16:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf: 329696 bytes, checksum: f6178b404047d204c8976fbea029cfa7 (MD5) Previous issue date: 2015-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Parápt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectEducadoraspt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleBrinquedos e brincar na vida de mulheres educadoras negraspt_BR
dc.title.alternativeToys and play in the lives of black women educatorspt_BR
dc.title.alternativeJuguetes y jugar en la vida de mujeres educadoras negraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPApt_BR
dc.citation.volume19pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage595pt_BR
dcterms.citation.epage602pt_BR
dc.description.resumoEste artigo aborda o brincar e o brinquedo na constituição da mulher negra pelas práticas educativas escolares, no ensino básico, público e privado. As práticas escolares devem interrogar a produção e reprodução dos padrões comportamentais e estéticos, os quais operam relações de discriminação negativa de gênero e raciais. Na pesquisa foram utilizados como recursos metodológicos: a história oral, por meio de histórias de vida e entrevistas gravadas e transcritas com oito mulheres, professoras negras, em Salvador (BA). Foi realizado levantamento bibliográfico e revisão da literatura. As análises foram feitas pela análise de conteúdo, a partir das seguintes categorias: memórias, relações com a atualidade e as práticas profissionais ligadas à gênero e racismo na escola. O brinquedo e a brincadeira apareceram como analisadores do racismo e estereótipo de gênero na educação escolar, implicando no sofrimento das crianças. Sugere-se a adaptação curricular no trabalho escolar, considerando a promoção da equidade escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos Científicos - IFCH

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_BrinquedosBrincarVida.pdf321,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons