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https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236
metadata.dc.type: | Dissertação |
Issue Date: | 27-Aug-1998 |
metadata.dc.creator: | COLARES, Anselmo Alencar |
metadata.dc.contributor.advisor1: | LOMBARDI, José Claudinei |
Title: | Sociedade e educação em Santarém - PA: estudo do período em que o município foi de segurança nacional (1969/1984) |
metadata.dc.description.sponsorship: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citation: | COLARES, Anselmo Alencar. Sociedade e educação em Santarém - PA: estudo do período em que o município foi de segurança nacional (1969/1984). 1998. 207 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 1998. Programa de Pós-Graduação em Educação. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9236>. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho, constitui-se em um estudo da sociedade e da educação no município de Santarém-PA, no período em que foi área de segurança nacional (1969-1984). Em sentido amplo, objetiva-se reconstruir a história de tal forma a permitir que se compreenda o controle exercido pelos governos militares através dos investimentos, da repressão e de outros mecanismos como a educação, assim como as contradições presentes ao longo do citado período. A decretação do município como "área de interesse da segurança nacional" não foi um ato isolado. Fez parte de um conjunto de determinações políticas e económicas. Ressalvadas as particularidades locais e regionais, Santarém incluía-se na estratégia de segurança e desenvolvimento, consubstanciada nos grandes projetos de "integração" nacional. Isto motivou a busca de compreensão de como a ideologia contida na Doutrina de Segurança Nacional se fez presente na vida da população e, especialmente, na sua formação educacional. Questões como a relação educação/desenvolvimento, teoria do capital humano, tecnicismo, ensino profissionalizante, entre outras, são abordadas no trabalho. Utilizando-se dados quantitativos, procura-se demonstrar a evolução do atendimento escolar através do número de matrículas, mas também o déficit que foi sendo acumulado no período, principalmente como decorrência do acentuado aumento populacional que o município registrou, face ao desenvolvimento promovido pelos Governos Militares. As fontes utilizadas (documentos, jornais, entrevistas, publicações diversas) possibilitaram identificar e descrever formas de reação ao regime militar desenvolvidas em Santarém, principalmente como resultado da ação organizacional e educativa realizada por instituições, movimentos sociais e populares influenciados no discurso e na ação do setor progressista da Igreja Católica. Como exemplos dessas formas de reação, destacam-se o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Associação dos Estudantes e a Associação dos Professores de Santarém. |
Keywords: | Educação Segurança nacional Governo militar Movimentos sociais |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual de Campinas |
metadata.dc.publisher.initials: | UNICAMP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação – FE/UNICAMP |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UNICAMP |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/252341 |
Appears in Collections: | Dissertações em Educação (Mestrado) - PPGE/UNICAMP |
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