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Memórias de professores de artes/música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA

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Data

23-06-2017

Orientador(es)

VIEIRA, Lia Braga Lattes

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Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Contido em

Citar como

FAÇANHA, Tainá Maria Magalhães. Memórias de professores de artes/música: concepções, objetivos e “estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA. Orientadora: Lia Braga Vieira. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pó-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9767. Acesso em:.

DOI

Este trabalho consiste em uma pesquisa fundamentada em História Oral, que propôs como principal objetivo compreender o sentido da educação musical em escolas de educação básica em Belém do Pará, a partir de Memórias de Professores de Música. Especificamente, foram analisadas quais as concepções de professores de Arte/Música nessas escolas, quais os objetivos estabelecidos por esses professores para a educação musical na educação básica e quais as “estratégias” por eles desenvolvidas para efetivação do ensino de música na educação básica. Ainda foram relacionadas e analisadas de que forma as concepções, “estratégias” e objetivos eleitos pelo professor de Arte/Música direcionam o sentido do ensino da educação musical em escolas de educação básica. Por meio da história oral foi possível compreender as escolhas pedagógico-musicais dos professores de Arte no ensino da música, através da investigação de suas memórias, especialmente quanto às suas formações advindas de experiências de vida, de experiências institucionais e de práticas docentes, que aqui entendo serem a base de suas práticas como professores. Para desenvolvimento da pesquisa foram visitadas 29 escolas, com o intuito de identificar quantos professores de arte licenciados em música atuam nessas escolas. Tendo conhecimento dos professores, foram realizadas duas entrevistas: com uma professora licenciada em música que atua na rede pública de ensino há mais de 20 anos e um professor licenciado em música que atua na rede pública de ensino há mais de 10 anos. Essas entrevistas foram transcritas, textualizadas e transcriadas, resultando em duas narrativas, que posteriormente foram interpretadas e analisadas a partir de um olhar transdisciplinar que possibilitou um diálogo com o conceito de memória, à luz de autores da História, Sociologia, Antropologia, Filosofia e da Educação Musical. Pode-se concluir que os principais apontamentos desta pesquisa foram de que a educação musical escolar é trilhada não apenas por um caminho, mas por vários caminhos que os professores, superando obstáculos, constroem cotidianamente. Suas experiências de vida e formação institucional se mostraram como pilares de sua atuação como profissionais, ressignificando práticas de ensino e concepções de vida. Além disso, o diálogo entre gestão escolar e professores se torna imprescindível para efetivação do ensino da música na escola.

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Área de concentração

ARTES

Linha de pesquisa

HISTÓRIA, CRÍTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Instituto de Ciências da Arte

Programa

Programa de Pós-Graduação em Artes

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Fonte

1 CD-ROM

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