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Entrecruzamento de gêneros discursivos na universidade: esferas do político, do científico e do ensino

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01-01-2005

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Agência de fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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RIBEIRO, Nilsa Brito. Entrecruzamento de gêneros discursivos na universidade: esferas do político, do científico e do ensino. 2005. 394 f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2005. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9822>. Acesso em:.

DOI

Este trabalho tem como propósito analisar o funcionamento discursivo de alguns gêneros em circulação na Instituição Universitária, orientado pela compreensão de que, na medida em que a universidade amplia as suas atividades para atender a demandas que lhe são endereçadas multiplicam-se também os gêneros discursivos que funcionam como a contraparte das atividades sócio-históricas desta instituição. Para compreendermos o funcionamento de discursos que a universidade coloca em movimento e que a colocam em movimento partiremos de análises de alguns gêneros produzidos por três esferas discursivas identificadas como esferas político-administrativas, científica e de ensino. No interior da esfera político-administrativa, optamos pela análise dos gêneros debate político e reunião; na esfera científica, o gênero comunicação em eventos; na esfera de ensino, a aula. Sentidos depreendidos nos discursos em circulação nessas três esferas sugerem que é na imbricação dos gêneros discursivos que se pode depreender o que há de comum entre eles. A análise do entrecruzamento de gêneros nos revela que os diferentes gêneros com suas especificidades se deixam perpassar pelo gênero complexo que é a aula; no imbricamento de gêneros identificaram-se marcas lingüísticas e discursivas que nos permitiram destacar a forte presença do tom professoral próprio do discurso de sala de aula, o que possibilita dizer que ecos do discurso de sala de aula se espraiam pelos demais gêneros discursivos. Essa constatação nos leva a admitir que: i) o ensino ainda é a atividade que caracteriza a instituição universitária; ii) as relações assimétricas marcadas nas distintas situações de interação, na universidade, possuem uma forte relação com a detenção do conhecimento, daí porque qualquer atividade que a universidade se propõe a desenvolver é marcada pela relação hierárquica vinculada a um tipo de saber.

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Área de concentração

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA

País

Brasil

Instituição

Universidade Estadual de Campinas

Sigla da Instituição

UNICAMP

Instituto

Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP

Programa

Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PPGLA/UNICAMP

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Fonte

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