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20-Mar-2024Aprendizagem baseada em projetos mediada pelo uso de WebQuest na formação inicial de professores de língua inglesaMARTINS, Tania Cristina SilvaDissertação
25-Set-2023Aqueles que merecem a opinião pública: justiça de paz, cidadania e mobilização política nas primeiras eleições no Grão-Pará (1827-1841)MOURA, Danielle FiguerêdoTese
5-Abr-2018Ciranda lúdica: subjetividade, docência e ludicidadeCUNHA, André Luiz Rodrigues dos SantosTese
22-Dez-2020Entre cabeças, olhos e boca: transitanto por Moqueca de maridos e História do olhoFERNANDEZ, Rafaella DiasTese
18-Mai-2018Eu era dois, diversos?: o diálogo poético de Max Martins e Age de CarvalhoSANTOS, Elizier Junior Araujo dosDissertação
28-Jun-2022Formação inicial de professores de Francês língua estrangeira no ensino remoto: a ótica da avaliação formativa no desenvolvimento do agir didáticoALVES, Luciana de OliveiraTese
10-Out-2024A leitura é essencial não apenas para a vida escolar, mas também para toda vida cidadã fora dela. A vida do aluno como um todo passará pela sua capacidade de ler a palavra e de ler o mundo. A sua participação ativa na sociedade e o seu pleno exercício da cidadania dependerão do domínio da prática de leitura. Portanto, é imprescindível possibilitar aos alunos atividades que contribuam para o desenvolvimento da compreensão leitora deles. Levando isso em consideração, neste trabalho, busco responder a esta pergunta de pesquisa: De que forma o trabalho com leitura mediado pelo Circuito Mínimo de Atividades (CMA) possibilita o desenvolvimento da compreensão leitora de textos do gênero conto de terror, de alunos do 8º do Ensino Fundamental de uma Escola de Aplicação da UFPA?. Almejando responder a essa pergunta, temos como objetivo geral analisar os efeitos do CMA na aprendizagem de leitura de contos de terror. Com base nessa questão, realizamos uma pesquisa caracterizada como pesquisa-ação, qualitativa-interpretativa e quantitativa e de natureza aplicada, situada no campo da didática das línguas. Tomamos como referencial teórico a concepção de gêneros textuais de Dolz e Schneuwly (2004), de Circuito Mínimo de Atividades (CMA) de Cordeiro e Liaudet (2021) e Cordeiro (2013), de leitura de Solé (1998) e Freire (2003), de compreensão leitora de Kleiman (2002, 2004) e Koch e Elias (2014), bem como de Gotlib (2006), sobre a teoria do conto. Realizamos um estudo comparativo entre as três turmas que participaram da investigação. Em uma delas, implementamos uma proposta de intervenção com base no CMA e realizamos quatro testes de leitura, que foram posteriormente analisados. Nas outras duas, aplicamos apenas os quatro testes. Os resultados dessa pesquisa apontam que a turma em que o CMA foi implementado obteve desempenho mais consistente nos testes de compreensão leitora, ao longo da pesquisa; sendo a única, entre as três, a apresentar avanços contínuos, o que pode ser compreendido como indícios de aprendizagem e do desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos.MEDEIROS, Simone Cristina DuarteDissertação
14-Jun-2024Narrativas de indução pedagógica na alfabetização e o podcast Vozes Docentes: uma conversa entre a ilha do Marajó e Belém do ParáSILVA, Jessika de Assiz daDissertação
25-Fev-2021Narrativas em silêncio: descrição e análise sociolinguística da Língua de Sinais de Fortalezinha-PA, BrasilCHAGAS, Anne Carolina PamplonaTese
7-Ago-2018Projeto cartografia da cultura afro-brasileira da EAUFPA: uma didática da História em interface com a pedagogia decolonialBRIOSO, Antônia Maria RodriguesDissertação