O ensino e aprendizagem de matrizes no contexto da resolução de problemas e da plataforma whatsapp

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2017-09-28

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Universidade Federal do Pará

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REIS, Michel Silva dos. O ensino e aprendizagem de matrizes no contexto da resolução de problemas e da plataforma whatsapp. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10496. Acesso em:.

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Esse trabalho de pesquisa foi desenvolvido junto aos alunos da Educação de Jovens e adultos - EJA do Ensino Médio. A organização pedagógica em turmas desta modalidade de aceleração da escolarização não pode ter característica de aula comum, por isso, proponho desenvolver junto a esses alunos estudos sobre as Matrizes em dois ambientes: a sala de aula para encontros presenciais e a plataforma whatsapp para encontros virtuais. A escolha do conceito matemático de Matrizes é justificada pelo fato dos próprios alunos mostrarem interesse e relevância em seu estudo, já o aplicativo whatsapp pelo fato de sua popularização e familiarização entre os alunos pesquisados. Nas aulas presenciais foi utilizado o método de Resolução de Problemas para organização do ensino, no segundo momento, os alunos trabalham dialogicamente no grupo virtual buscando o desenvolvimento das atividades pedagógicas apresentadas, funcionando como um fórum de discussão, orientado pelo professor. Os alunos interagem trocando mensagens, enviando respostas aos questionamentos propostos, além de fazerem pesquisas e dialogar sobre o tema Matrizes. Na busca de promover o ensino de matemática a partir do uso de recursos de mídia, levantamos nossa questão de pesquisa: como utilizar o whatsapp para promover autonomia da aprendizagem, construção do conceito e a interação do aluno com o conceito matemático a partir da mídia? Para responder a essa questão, recorro ao objetivo da pesquisa: discutir o estudo de Matrizes a partir da Resolução de Problemas, utilizando como meio o whatsapp. Os diálogos no grupo virtual ampliam o tempo de estudo dos alunos, por meio de pequenos comentários e o tema flui para uma conclusão, além de o aluno ter em mãos o registro das conversas e explicações do professor, neste sentido o aplicativo whatsapp tem impacto direto na proposta desta dissertação trazendo um ambiente de revisão e registro. Para fundamentar nossa proposta dialogamos com os autores que tratam: Matrizes, Guelli, Iezzi e Dolce ([198-?]); Resolução de Problemas, Polya (2006); sobre a mídia, Lévy (1999), (2004), (2007), além de outros pesquisadores que colaboram nas discussões da referida proposta. A revisão das postagens e o acúmulo de informações geradas no ambiente whatsapp, no estudo de Matrizes, promove um fluxo constante de informações fazendo com que o aluno não fique passivo frente a elas, desenvolvendo suas conclusões acerca da proposta apresentada pelo professor. As atividades dinâmicas e testes com questões objetivas e discursivas, trabalhadas em sala de aula e no ambiente virtual, farão parte do produto fim desse estudo, que visam contribuir com a melhoria do desempenho dos alunos nas atividades de aprendizagem da Matemática.

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REIS, Michel Silva dos. O ensino e aprendizagem de matrizes no contexto da resolução de problemas e da plataforma whatsapp. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas) - Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10496. Acesso em:.