SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Análise meteorológica no estabelecimento de plântulas do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), na APA ilha do Combu, Belém, Pará, Brasil

Imagem de Miniatura

Data

29-03-2011

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

FREIRE, Antonio Sérgio Cunha. Análise meteorológica no estabelecimento de plântulas do açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), na APA ilha do Combu. Orientadora: Maria Isabel Vitorino. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2011.Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10632. Acesso em:.

DOI

Este trabalho teve como objetivo compreender a correlação entre as variáveis meteorológicas, radiação solar difusa incidente no solo, a temperatura do ar, a umidade relativa do ar e a precipitação no sub-bosque da floresta de várzea da área de proteção ambiental - Ilha do Combu, em função da regeneração natural da floresta, através da análise da sobrevivência, mortalidade e natalidade das plântulas de açaí, da espécie (Euterpe oleracea Mart.), no período de abril de 2010 a janeiro de 2011. Para tal foi instalada na ilha do Combu, uma estação meteorológica automática que coletava e registrava os dados meteorológicos de forma contínua, gerando médias horárias para cada variável. No perímetro da estação, foram demarcadas seis parcelas onde foram identificadas e monitoradas 1072 plântulas de açaí. Quinzenalmente, durante o período de observação foi monitorado o número de indivíduos sobreviventes, mortos e ingressos. Após a integralização dos dados biológicos, estes foram correlacionados com as variáveis meteorológicas e foi observado que a precipitação e a umidade relativa do ar foram os fatores que melhor se correlacionaram com a sobrevivência das plântulas com valores de 0,74 e 0,68 respectivamente, seguidos depois pela radiação solar difusa no sub-bosque da várzea, cuja correlação foi de 0,42. A entrada de radiação solar difusa acima dos valores médios de 391 W/m² (média para o período de observação) sugere a determinação dos maiores valores de mortalidade de plântulas de açaí nos meses de maio e julho, devido à ausência de cobertura de nuvens e diminuição da precipitação. A análise do ingresso de novos indivíduos na população de açaí foi inicialmente inibida pela chuva e pela elevada umidade relativa do ar nos meses de abril e maio. Após este período, em que ocorreu diminuição dos índices pluviométricos e o decréscimo na umidade do ar, houve condições meteorológicas ideais para a germinação, provavelmente potencializadas pela elevação da radiação solar. Notou-se então, ao longo do período de estudo que mesmo estando sobre a influência do fenômeno El Niño, o processo de regeneração natural do açaí na várzea do Combu foi favorável a conservação da população de plântulas, com 71% de sobrevivência, 29% de mortalidade, compensadas pelos 36% de natalidade que ocorreram de forma significativa a partir do mês de junho.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

FÍSICA DO CLIMA

Linha de pesquisa

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Museu Paraense Emílio Goeldi

Sigla da Instituição

UFPA, EMBRAPA, MPEG

Instituto

Instituto de Geociências

Programa

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI