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Tipo: Dissertação
Fecha de publicación : 28-mar-2018
Autor(es): SOUSA, Andrea Farias
Primer Orientador: FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
Título : Educação literária: desvendando o texto literário no 7º ano do Ensino Fundamental a partir da formação de círculo de leitura em comunidade de leitores
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Citación : SOUSA, Andrea Farias. Educação literária : desvendando o texto literário no 7º ano do Ensino Fundamental a partir da formação de círculo de leitura em comunidade de leitores. 2018. 155 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2018. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10647. Acesso em:.
Resumen: O presente trabalho visa discutir a formação de leitores através da experiência literária em Círculos de Leitura com alunos do 7º ano de uma escola pública municipal de São Luís do Maranhão, por meio de uma proposta de intervenção pedagógica. O objetivo é identificar de que forma referida prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a escolha, leitura, discussão e análise do texto literário desenvolvem-se sob a mediação do professor a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. A partir da compreensão de leitura como prática cultural a ser internalizada e historicizada (BOURDIEU, 1996; CHARTIER, 1998), o referencial teórico respalda-se na perspectiva social de leitura com enfoque na teoria de Comunidade de Leitores desenvolvida por Stanley Fish (1995), Roger Chartier (1999), Maria de Lourdes Dionísio (2000), e de círculos de leitura proposta por Eliana Yunes (1999, 2009), Harwey Daniels (2004), Rildo Cosson (2014) e Luzia de Maria (2016). Evidenciam-se ainda concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Umberto Eco (2001), Antônio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988, 1989, 2008), Luiz Percival Brito (2015), Renata Junqueira de Souza e Cyntia Girotto (2011) Trata-se de uma pesquisa do tipo observação-participante, de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados foi extraída da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Resultados das análises permitem concluir que, apesar dos discursos que reforçam a rejeição de adolescentes pela literatura, os textos literários são provocadores de uma experiência leitora prazerosa quando compartilhada comunidades leitoras. Registra-se que a leitura literária em círculo leva os leitores a pensar coletivamente os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, de forma que a literatura sai da esfera estritamente fantástica para discutir fatos da vida real: violência, amizade, fidelidade, ganância, assim discutidos na obra Os assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Alan Poe. Ao final da pesquisa é possível perceber uma mudança de visão dos alunos e de afinidades em relação à concepção de Leitura e Literatura. Por isso, pode-se afirmar que uma experiência leitora literária livre, partilhada coletivamente em Círculos de Leitura e firmada em um projeto de educação literária, é capaz de provocar uma atitude de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva.
Resumen : The present work aims to discuss the formation of readers through the literary experience in Circles of Reading with students of the 7th year of a municipal public school in São Luís do Maranhão, through a proposal of pedagogical intervention. The objective is to identify how this practice allows the formation of literary readers inserted in a reading community in which the choice, reading, discussion and analysis of the literary text are developed under the mediation of the teacher through the socialization of impressions, perceptions, connections with other texts and with life. Based on reading comprehension as a cultural practice to be internalized and historicized (BOURDIEU, 1996; CHARTIER, 1998), the theoretical reference is based on the social perspective of reading with a focus on the Community of Readers developed by Stanley Fish (1995) , Roger Chartier (1999), Maria de Lourdes Dionísio (2000), and reading circles proposed by Eliana Yunes (1999, 2009), Harley Daniels (2004), Rildo Cosson (2014) and Luzia de Maria (2016). There are also evidences and methodological procedures of literary reading proposed by Umberto Eco (2001), Antônio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988, 1989, 2008), Luiz Percival Brito Renata Junqueira de Souza and Cyntia Girotto (2011) This is an observational-participant research of a qualitative, descriptive and interventionist nature. The data collection was extracted from the analysis of reading practices in the Reading Circle, in addition to questionnaires applied as preliminary and exploratory evaluation. Results of the analyzes allow us to conclude that, despite the discourses that reinforce the rejection of adolescents by literature, literary texts are provoking a pleasant reading experience when shared with reading communities. It is recorded that literary reading in a circle leads readers to think collectively of the meanings of texts from their own life experiences, so that literature leaves the strictly fantastic sphere to discuss real-life facts: violence, friendship, fidelity , greed, so discussed in Edgar Alan Poe's The Murders on Morgue Street. At the end of the research it is possible to perceive a change of view of the students and of affinities in relation to the conception of Reading and Literature. Therefore, it can be said that a free literary reading experience, shared collectively in Reading Circles and based on a literary education project, is capable of provoking an attitude of politicization and sensitization necessary for the construction of collective transformation actions.
Palabras clave : Educação literária
Letramento literário
Ensino fundamental
Círculo de leitura
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: LINGUAGENS E LETRAMENTOS
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: TEORIAS DA LINGUAGEM E ENSINO
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Instituto de Letras e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Aparece en las colecciones: Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC

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