SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

O ensino e a aprendizagem do evolucionismo nas aulas de História: uma análise junto às turmas de 6º ano da Escola Retiro Grande, município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, Estado do Pará

Imagem de Miniatura

Data

12-12-2018

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

Contido em

Citar como

SILVA, Luiz Antônio da. O ensino e a aprendizagem do evolucionismo nas aulas de História: uma análise junto às turmas de 6º ano da Escola Retiro Grande, município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, Estado do Pará. Orientador: Antônio Maurício Dias da Costa. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2018. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10698. Acesso em:.

DOI

O trabalho de pesquisa e produção de dissertação se dispõe a estudar, analisar e entender o ensino e a aprendizagem da origem da espécie humana através do Evolucionismo nas aulas de História do 6º ano do ensino fundamental da Escola Retiro Grande, localizada na comunidade de Retiro Grande, no município de Cachoeira do Ararí, no arquipélago do Marajó, no Estado do Pará. A identificação de especificidades e dificuldades pertinentes a utilização dessa temática nesse universo educacional, assim como, o oferecimento de sugestões e possibilidades teórico-metodológicas, aos mesmos, foram procedimentos desenvolvidos no referido. Mediante isso, realizamos levantamento bibliográfico sobre a temática, pesquisas, observações e entrevistas no local citado e produção textual (dissertação) que apresenta, discute e problematize essa realidade. Pudemos observar a existência de distorções referentes ao ensino e a aprendizagem do Evolucionismo no universo educacional local estudado, ambiente este, marcado por práticas tradicionais e forte religiosidade. As dificuldades de docentes e discentes na utilização e assimilação teórico-conceitual do tema e questões de cunho tradicionalista e religioso, foram verificadas e entendemos que as mesmas geram implicações referentes a utilização, disposição e rejeição da temática no citado ambiente escolar. Devido isso, propomos, elaboramos e aplicamos um instrumento pedagógico (de natureza imagética: animação em formato de vídeo/slideshow) no intuito de que ele se configure como elemento teórico-metodológico de suporte, incentivo e melhoramento do processo de ensino e aprendizagem dessa temática na referida seriação.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

ENSINO DE HISTÓRIA

Linha de pesquisa

LINGUAGENS E NARRATIVAS HISTÓRICAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO

CNPq

CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará

Sigla da Instituição

UFPA

Instituto

Campus Universitário de Ananindeua

Programa

Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de História

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI