SIBI! EM BREVE O RIUFPA ESTARÁ LIBERADO! AGUARDEM!
 

Diagnóstico dos usos múltiplos das águas da bacia do rio Tracuateua - PA e sua associação com as formas de uso e cobertura do solo

Imagem de Miniatura

Data

17-03-2016

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

item.page.theme

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Agência de fomento

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Contido em

Citar como

SILVA, Dhne Maria Pereira da. Diagnóstico dos usos múltiplos das águas da bacia do rio Tracuateua - PA e sua associação com as formas de uso e cobertura do solo. Orientadora: Aline Maria Meiguins de Lima. 2016. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10763. Acesso em:.

DOI

Os diversos usos da água nas atividades econômicas têm provocado mudanças significativas na qualidade e quantidade dos recursos hídricos. Atualmente, vários estudos e medidas têm sido utilizados pelos governos federal e estadual na tentativa de reduzir as transformações do ambiente natural provocados pela intensificação de atividades econômicas insustentáveis. A partir dessa premissa, o estudo da bacia do rio Tracuateua visou identificar as formas de usos da água e sua associação aos fatores de pressão antrópica com maior interferência nos recursos hídricos do município, e propor formas de manejo e gestão. Para atingir o objetivo executou-se: levantamento de dados primários, em campo, das características da bacia hidrográfica em estudo, e secundários, associados às informações cartográficas, de caracterização física e socioeconômica; entrevistas para avaliar a atuação da gestão municipal, das entidades representativas da sociedade civil e das de produtores rurais; aplicação de questionários à agricultores, criadores de animais e usuários residenciais; e avaliação de informações sobre projetos federais e estaduais de incentivo às práticas de conservação e recuperação de recursos naturais. Os dados foram associados às classes de uso e cobertura do solo da área de estudo, obtidas pelo projeto TerraClass. Os resultados obtidos mostraram que a região apresenta um perfil de usuário de água associado principalmente aos usos doméstico e agrícola, onde a ameaça sobre os recursos hídricos é decorrente principalmente da relação inadequada entre as formas de uso e ocupação do solo e de conservação da bacia, com vistas ao suprimento de água, além dos problemas relativos ao aspecto de saneamento básico para atendimento das demandas locais. Observa-se que a ausência de gestão municipal sobre os recursos hídricos e as formas inadequadas de ocupação e manejo do solo e da água têm contribuído para o comprometimento da disponibilidade de água, em quantidade e qualidade.

browse.metadata.ispartofseries

Área de concentração

CLIMA E DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL NA AMAZÔNIA

Linha de pesquisa

ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS E DINÂMICAS SOCIOAMBIENTAIS

CNPq

CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS

País

Brasil

Instituição

Universidade Federal do Pará, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Museu Paraense Emílio Goeldi

Sigla da Instituição

UFPA, EMBRAPA, MPEG

Instituto

Instituto de Geociências

Programa

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

item.page.isbn

Fonte

1 CD-ROM

item.page.dc.location.country

Fonte URI