Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10924
Tipo: Dissertação
Data do documento: 30-Abr-2015
Autor(es): SANTOS, Adria Macedo dos
Afiliação do(s) Autor(es): Secretaria de Municipal de educação de Augusto Correa
Primeiro(a) Orientador(a): SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes
Título: Políticas públicas educacionais em áreas de RESEX Marinha: caso Gurupi-Piriá/Viseu-PA
Agência de fomento: 
Citar como: SANTOS, Adria Macedo dos. Políticas públicas educacionais em áreas de RESEX Marinha: caso Gurupi-Piriá/Viseu-PA. Orientadora: Ligia Terezinha Lopes Simonian. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, 2015, Belém, 2015. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10924. Acesso em:.
Resumo: Esta dissertação objetiva compreender como a criação de Reservas Extrativistas (RESEX) vem influenciando na elaboração de políticas públicas, especialmente as educacionais, em condição de contemplar as necessidades e perspectivas das populações que vivem dentro das comunidades praianas da RESEX Gurupi-Piriá de Viseu. Objetiva-se, ainda, identificar as implicações políticas, socioeconômicas e ambientais com a criação desta Unidade de Conservação para as comunidades praianas de Viseu. Este estudo baseia-se em levantamento de dados bibliográficos e documentais – relatórios, fotografias e mapas – e pesquisa de campo para a coleta de dados. Com base nas evidências produzidas, descrevem-se os desdobramentos gerados pela instituição da RESEX a partir de algumas políticas públicas educacionais desenvolvidas recentemente naquele município. Evidenciam-se conflitos, pressões e dificuldades para a concretização da sustentabilidade no contexto estudado, bem como, desvela-se a realidade educacional vivenciada em Unidades de Conservação no cenário amazônico
Abstract: This research aimed to understand how the creation of the RESEX has influenced the development of public policies, especially the educational, in a position to accommodate the needs and perspectives of people living in the beach communities of RESEX Gurupi-Piriá of Viseu. The purpose is also to identify the political, socioeconomic and environmental with the creation of this UC to the beach communities of Viseu. This study was based on a survey of bibliographic data and documents - reports, photographs and maps - and field research to collect data. Based on the evidence produced, describes the developments generated by the institution of RESEX from some public educational policies currently developed in the city. It is evident conflicts and difficulties the implementation of sustainability in the context studied, as well as unveiling on part of the educational reality experienced in protected areas in the Amazon scenario
Palavras-chave: Educação e Estado – Viseu
Sustentabilidade
Reserva Extrativista Marinha
Política Pública
Área de Concentração: DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL
Linha de Pesquisa: SOCIEDADE, URBANIZAÇÃO E ESTUDOS POPULACIONAIS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA AMBIENTAL::ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Instituto: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte: 1 CD-ROM
Aparece nas coleções:Dissertações em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (Mestrado) - PPGDSTU/NAEA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_PoliticasPublicasEducacionais.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.