Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966
Tipo: Artigo de Periódico
Data do documento: Jun-2005
Autor(es): SILVA, Francisco Hermes Santos
SOUZA, Evanilde Corrêa
Afiliação do(s) Autor(es): UFPA - Universidade Federal do Pará
Título: Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular
Agência de fomento: 
Citar como: SILVA, Francisco Hermes Santos; SOUZA, Evanilde Corrêa. Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.1, n. 1, p. 55-61, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966. Acesso em:.
Resumo: Neste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe.
Palavras-chave: Etnomatemática
Matemática escolar
Título do Periódico: Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
ISSN: 2317-5125
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Pará
Sigla da Instituição: UFPA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Fonte URI: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1475/2054
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475
Aparece nas coleções:Artigos - Amaz RECM/UFPA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_EtnomatematicaIntermediadoraConhecimento.pdf581,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons