Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966
Tipo: | Artigo de Periódico |
Data do documento: | Jun-2005 |
Autor(es): | SILVA, Francisco Hermes Santos SOUZA, Evanilde Corrêa |
Afiliação do(s) Autor(es): | UFPA - Universidade Federal do Pará |
Título: | Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular |
Agência de fomento: | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Citar como: | SILVA, Francisco Hermes Santos; SOUZA, Evanilde Corrêa. Etnomatemática como intermediadora entre os conhecimentos matemático escolar e matemático popular. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v.1, n. 1, p. 55-61, jun. 2005. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/10966. Acesso em:. |
Resumo: | Neste trabalho, o objetivo foi relatar uma experiência de sala de aula e, a partir deste relato, compreender as relações possíveis entre conhecimento matemático escolar e conhecimento matemático popular à luz de alguns conceitos teóricos. Conclui-se ao final, que para desenvolver experiências dessa natureza, o professor deve abrir espaços em suas aulas para que os alunos possam emitir e discutir suas opiniões e interpretações, explorando seus conhecimentos prévios e fazê-los registrar e discutir coletivamente suas idéias em classe. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Matemática escolar |
Título do Periódico: | Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas |
ISSN: | 2317-5125 |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Pará |
Sigla da Instituição: | UFPA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Fonte URI: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1475/2054 |
Identificador DOI: | http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v1i0.1475 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Amaz RECM/UFPA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo_EtnomatematicaIntermediadoraConhecimento.pdf | 581,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons