Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11080
metadata.dc.type: Dissertação
Issue Date: 26-Jun-2017
metadata.dc.creator: MARTINS, Jade Cristine Trindade
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
Title: Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental
Other Titles: Evaluating and teaching Lemov taxonomy techniques for elementary school teachers
metadata.dc.description.sponsorship: 
Citation: MARTINS, Jade Cristine Trindade. Avaliando e ensinando técnicas da taxonomia Lemov para professores do ensino fundamental. 2017. 52 f. Orientador: Carlos Barbosa Alves de Souza. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A literatura de Análise do Comportamento pode contribuir com o sistema educacional, apesar da pouca influência exercida na prática pedagógica. O desempenho dos alunos é funcionalmente relacionado ao do professor, tornando importante o investimento em treinamento profissional. A taxonomia Lemov catalogou técnicas de ensino utilizadas por professores de alunos com excelente desempenho, apresentando similaridade com a perspectiva comportamental. Objetivou-se avaliar um treinamento de técnicas da taxonomia Lemov com quatro professores do ensino fundamental. Foram realizados registros pré e póstreino das ocorrências das técnicas em sala de aula, e treinadas as técnicas ‘Sem escapatória’ e ‘Puxe Mais’, através de cartilhas e role-play com feedback, componentes do treinamento de habilidades comportamentais. Após intervenção observou-se poucas ocorrências das técnicas treinadas, porém houve aumento de técnicas relacionadas, indicando efeito parcial sobre o comportamento dos professores. Discute-se a necessidade de treinamento in situ, modelação e simplificação dos critérios do treinamento.
Abstract: The literature on Behavior Analysis may contribute to the educational system, despite the little influence exerted in pedagogical practice. The performance of the students is functionally related to that of the teacher, making important the investment in professional training. The Lemov taxonomy cataloged teaching techniques based on the behaviors of teachers with students with excellent academic performance, presenting similarity with the behavioral perspective. The objective of this study was to evaluate the training of Lemov taxonomy techniques with four elementary school teachers. A pre and post-training record was made of the occurrences of the techniques in the classroom, and trained the techniques ‘No opt out’ and ‘Stretch it’, containing booklets and role-play with feedback, components of behavioral skills training. After intervention there were few occurrences of the trained techniques, but there was an increase in related techniques, indicating a partial effect on teachers’ behaviors. The need for in situ training, modeling and simplification of training criteria are discussed.
Keywords: Educação - Método de ensino
Rendimento escolar
Eficácia no ensino
Lemov - taxinomia
Formação de professores
Análise do comportamento aplicada à educação
metadata.dc.subject.areadeconcentracao: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
metadata.dc.subject.linhadepesquisa: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA COMPORTAMENTAL
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pará
metadata.dc.publisher.initials: UFPA
metadata.dc.publisher.department: Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Dissertações em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Mestrado) - PPGTPC/NTPC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_AvaliandoEnsinandoTecnicas.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons