Desempenho neuropsicomotor de crianças em creches no município de Belém: uma análise a partir do teste de triagem do desenvolvimento de Denver II

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2015-03-03

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Universidade Federal do Pará

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SILVA, Mariane Lopes da. Desempenho neuropsicomotor de crianças em creches no município de Belém: uma análise a partir do teste de triagem do desenvolvimento de Denver II. 2015. 94 f. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em:.

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Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças de três anos que frequentam Unidades de Educação Infantil (UEI) do município de Belém, a partir do seu desempenho (êxitos e falhas) no Teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II (TTDD-II). Para tal, foram realizados dois estudos de caráter descritivo-exploratório. O primeiro consitiu em uma revisão sitemática de pesquisas de avaliação do desenvolvimento infantil no Brasil, que procurou identificar quais instrumentos têm sido utilizados para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) de crianças e as variáveis consideradas favoráveis ou desfavoráveis às aquisições esperadas nesse período da vida. A coleta foi realizada nas bases indexadas: Biblioteca Virtual de Saúde-BVS (Scielo, Medline, Lilacs), SCOPUS, PUBMED e WEB OF SCIENCE. Ao final, 48 estudos foram selecionados para revisão pelos juízes (IC= 91,66%). Neles, foram identificados 13 instrumentos de avaliação do desenvolvimento infantil. O TTDD II foi o mais utilizado nas pesquisas, e a variável baixa condição socioeconômica a mais frequente entre os fatores e condições considerados desfavoráveis ao desenvolvimento. O segundo estudo investigou o perfil do DNPM de crianças a partir da análise do seu desempenho no TTDD-II, questionando possíveis diferenças em relação ao sexo. Participaram desta pesquisa 318 crianças matriculadas em Unidades de Educação Infantil (UEI) públicas do município de Belém. Para avaliação do desempenho das crianças no TTDD II em relação à variável sexo, foram feitas análises de frequência e o teste t. Verificou-se que as meninas obtiveram melhor desempenho em três das quatro áreas pesquisadas no teste: pessoal-social (p<0,001), motor-fino (p=0,017) e linguagem (p=0,014). Na área Motor Amplo não houve diferenças significativas entre os sexos. Ao se analisar o desempenho das crianças na execução do teste, observou-se que na área Pessoal Social os itens falhos foram os mesmos para meninos e meninas: „Lava as mão‟, „Nomeia 1 amigo‟, „Veste a camisa‟. Na área Motor Fino os meninos falharam mais nos itens, „Imita a linha vertical‟, „Faz torre de 8 cubos‟ e „Indica a linha mais longa‟, já as meninas falharam mais nos itens, „Faz torre de 8 cubos‟, „Copia um círculo‟ e „Copia uma cruz‟. Na área da Linguagem, os itens mais falhos para os meninos foram, „Conhece 2 adjetivos‟, „Nomeia 1 cor‟ e „Uso de 3 objetos‟ e, para as meninas, „Nomeia 1 cor‟, „Conta 1 bloco‟ e ‟Uso de 3 objetos‟. Na área Motor amplo, crianças de ambos os sexos falharam mais nos itens: „Joga bola de cima para baixo‟, „Salto amplo‟ e „Pula em um pé só‟. Além dos mencionados, as meninas mostraram pior desempenho também no item „Equilibra-se em 1 pé só por 2 segundos‟. Ressalta-se a importância do monitoramento do DNPM e a necessidade de se oferecer subsídios teóricos e empíricos mais específicos para a intervenção, visando com isso minimizar os danos que possíveis atrasos nas aquisições esperadas no período podem ter para todas as áreas pesquisadas ou quaisquer delas.

Agência de Fomento

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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1 CD-ROM

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SILVA, Mariane Lopes da. Desempenho neuropsicomotor de crianças em creches no município de Belém: uma análise a partir do teste de triagem do desenvolvimento de Denver II. 2015. 94 f. Orientadora: Lília Iêda Chaves Cavalcante. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) - Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: . Acesso em:.